Saiba tudo sobre a evolução do relógio ponto

Leia nosso BLOG

15/04/2021

Saiba tudo sobre a evolução do relógio ponto

Saiba tudo sobre a evolução do relógio ponto

Como sabemos, o relógio ponto é um método antigo, utilizado em empresas de todo o mundo. Até hoje, o equipamento é considerado fundamental no controle da jornada de trabalho. No passar dos anos, esse método foi sendo atualizado, tornando-se cada vez mais moderno e eficiente. Com as inovações tecnológicas, atualmente o dispositivo é essencial para uma rotina mais prática dentro das organizações. Você tem curiosidade em saber mais sobre a evolução do relógio ponto? Então confira o conteúdo que preparamos!

Relógio ponto: como tudo começou?

Antigamente, o controle de horas nos locais de trabalho era realizado de maneira manual e nada tecnológica. Além disso, essa questão não era obrigatória e regulamentada pelos órgãos responsáveis.

Foi pensando em soluções para modernizar este acompanhamento diário que, em 1888, surgiu o primeiro equipamento intitulado relógio de ponto. Criado em Nova York pelo empresário Willard LeGrand Bundy com o intuito de marcar de forma mais simples o horário de chegada e saída de seus funcionários, a invenção passou a facilitar o dia a dia.

Como resultado, empresários notaram que esse requisito burocrático passou a ser realizado de forma ágil. E mais: facilitou a rotina tanto dos colaboradores, quanto da empresa. Assim, a quantidade de horas trabalhadas passou a ser registrada de maneira formal e eficiente.

Mais de um século após a criação do primeiro relógio ponto, a legislação trabalhista brasileira tornou obrigatório o uso do equipamento em empresas com mais de 10 funcionários. Para atender às demandas das organizações, hoje em dia é possível encontrar opções diferenciadas para o controle da jornada. Uma delas é o relógio de ponto eletrônico, com especificações descritas na Portaria 671 do Ministério do Trabalho.

Engana-se quem pensa que apenas organizações de grande porte podem usufruir dos benefícios deste dispositivo. Afinal, a evolução do relógio ponto trouxe ao mercado modelos próprios para uso em empresas pequenas. Dessa forma, há equipamentos que atendem a organizações com um quadro de funcionários enxuto. Já para locais maiores, é possível encontrar soluções eficientes para a rotina agitada.

Para escolher o modelo ideal de relógio ponto, a dica é avaliar a necessidade e as características da empresa para então fazer a escolha certa. Com o dispositivo adequado, os benefícios são inúmeros, garantindo desde agilidade até o aumento da produtividade.

Ou seja, dos primeiros cartões de ponto, que consistiam em um cartão de cartolina inserido em um equipamento composto por uma alavanca, aos sistemas mais modernos, que incluem até mesmo aplicativo para celular, muita coisa aconteceu.

A verdade é que o relógio ponto é um método indispensável na rotina das empresas que desejam gerir com eficiência a jornada de trabalho. E isso ocorre independente do número de funcionários ou porte de sua estrutura. 

Por que utilizar relógio ponto na sua empresa?

Como sabemos, o relógio de ponto é essencial para o controle da jornada de trabalho. Além disso, é obrigatório em determinadas situações. Suas funcionalidades proporcionam maior tranquilidade na relação profissional, sendo vantajoso tanto para a empresa, quanto para o colaborador. 

Embora sua obrigatoriedade seja um aspecto importante, é válido ressaltar que o acompanhamento das horas gera resultados positivos para a organização. Quando integrado a um software e demais ferramentas de gestão, é possível observar o aumento da produtividade, melhora no desempenho e até mesmo redução de custos. 

Outro aspecto relevante é a segurança jurídica que o dispositivo proporciona a ambas as partes. Afinal, a partir dele consegue-se mensurar de forma eficiente as horas trabalhadas, auxiliando na gestão administrativa. Com isso, os registros de ponto eletrônico podem ser utilizados até mesmo como prova jurídica em ações trabalhistas. 

Para otimizar o trabalho do RH, o relógio de ponto pode ser integrado a um software, disponibilizando informações completas para a folha de pagamento. Dessa forma, os erros de cálculo são evitados, o que reduz as chances de complicações futuras. O sistema também automatiza o controle de horas extras, banco de horas, faltas e atrasos. Além disso, pode ser aplicado para o controle de férias eficiente.

Aproveite para conferir neste artigo todas as vantagens de um software de controle de horas. Com ele, sua empresa pode ter muitos benefícios!

O que observar ao comprar um relógio de ponto?

  • Avaliações da empresa fornecedora
  • Variedade de equipamentos e marcas
  • Software de tratamento de ponto
  • Treinamento completo para configuração e implementação
  • Suporte técnico especializado
  • Assistência técnica certificada pelos fabricantes
  • Garantia dos equipamentos

Principais modelos de relógio de ponto

A KL Quartz é referência em relógio ponto, com mais de 40 anos de tradição. Com modelos diferenciados de relógio de ponto e softwares de tratamento de ponto, é possível encontrar a solução ideal para qualquer necessidade.

Control ID Class: Relógio de ponto eletrônico em conformidade com a Portaria 1510 e certificado pelo INMETRO. Dispõe de uma tecnologia moderna que assegura a eficiência no registro de informações, com velocidade de impressão diferenciada. Possui capacidade para até 15 mil digitais e acompanha software de tratamento de ponto Control ID, além de web server embarcado.

Top Data Inner REP Plus: Ponto eletrônico biométrico em conformidade com a Portaria 1510 e certificação do INMETRO. Seu display touch screen (sensível ao toque) é fácil de ser manuseado e possui comunicação via TCP/IP ou USB, otimizando as operações para todos os usuários. 

Relógio de ponto IDCLASS V 373: Relógio de ponto biométrico em conformidade com a Portaria 373, possui a mesma tecnologia do REP IDCLASS, porém atende aos requisitos de empresas que não têm obrigatoriedade do registrador eletrônico com impressão de comprovante.

Relógio de ponto Cartográfico Digital: Com display digital para visualizar hora, dia do mês e da semana. Cartões com identificador de quinzena e seis colunas para registro de entrada e saída do funcionário. Pode ser configurado com mudança automática de turno e destaca em vermelho marcações em atraso. Com nobreak interno.

KL Quartz: há quatro décadas acompanhando a evolução do relógio ponto

Em 1982, pensando em disponibilizar equipamentos seguros e com qualidade garantida, a KL Quartz iniciou sua história. Naquela época, os relógios de ponto mais utilizados eram os de alavanca com cartolina, presentes em empresas do mundo todo. Apesar de manual, o método era eficiente para controle de jornadas, proporcionando segurança aos trabalhadores e funcionalidade para a empresa. 

Com espírito inovador, a KL Quartz propôs um novo formato para o equipamento. Ele passou a ser mecânico, simbolizando o início de uma nova era. Embora mais automatizado, o registro seguia através do cartão ponto, porém mais dinâmico e ágil. Alguns anos mais tarde, atendendo às demandas de um mercado cada vez mais ávido por tecnologia, a KL Quartz desenvolveu seu primeiro relógio de ponto informatizado em Windows com software de tratamento de ponto.

A evolução do relógio ponto acompanha a evolução da própria tecnologia. Assim, as novas possibilidades que o mercado oferece fazem com que a KL Quartz esteja sempre à frente. Suas soluções são modernas e visam à praticidade na rotina empresarial. Atualmente, a KL Quartz disponibiliza dispositivos e sistemas para clientes de variados segmentos, com recursos adaptados para cada necessidade.

Leia também: Vantagens do software de controle de horas. Por que sua empresa precisa ter?Você sabia que a KL Quartz é referência em relógio de ponto e softwares para tratamento de ponto? Para saber qual o modelo mais indicado para a sua empresa e conhecer outros sistemas que podem facilitar a sua rotina, entre em contato agora mesmo. Temos a solução ideal para todo tipo de negócio.

 

 

Confiança atestada pelo mercado

Assistência Técnica Control ID

Assistência Técnica

Unica Assistência Técnica Total com tempo de resposta garantido de no máximo 72 horas.

Top of Mind

Top of Mind

Marca lembrada em pesquisa de mercado e qualidade relacionada ao segmento de relógio ponto.

Suporte Certificado

Suporte Certificado

Revenda Ouro Secullum com excelência no suporte ao Software de Gestão de Ponto e Acesso.

Tradição e qualidade

Tradição e qualidade

Mais de 100 mil relógios de ponto vendidos em 40 anos de história.

whatsapp