Saiba como funciona o registro de ponto por aplicativo

Leia nosso BLOG

10/01/2023

Saiba como funciona o registro de ponto por aplicativo

Saiba como funciona o registro de ponto por aplicativo

As novas configurações de trabalho pedem soluções personalizadas para o melhor controle das jornadas. Afinal, algumas dúvidas podem surgir em relação aos funcionários externos ou aqueles que atuam de forma remota. Qual a melhor escolha para controle de ponto nesses casos? Neste artigo, você vai entender como funciona o registro de ponto por aplicativo, ideal para esse tipo de situação.

Sabemos que o registro de ponto é obrigatório em algumas situações. Porém, mesmo para as empresas que não atendem aos requisitos da obrigatoriedade, essa é uma solução interessante. Em 2021, inclusive, o Ministério do Trabalho publicou a Portaria 671, que unifica as regulamentações das Portarias 373 e 1510, também conhecida como a Lei do Ponto Eletrônico. 

Com um sistema adequado, é possível simplificar a rotina e proporcionar mais tranquilidade aos colaboradores. Além disso, o sistema de ponto eletrônico fornece as informações completas para o setor de RH, quando integrado a um software de tratamento. Dessa forma, o fechamento da folha de pagamento é automatizado, reduzindo as falhas e os erros de cálculo, por exemplo.

Ou seja, o relógio de ponto vai muito além do controle da jornada de trabalho. Trata-se de um recurso que moderniza a empresa e ajuda a aumentar a sua produtividade e desempenho. Outra vantagem desse dispositivo é a segurança jurídica que oferece às partes envolvidas. Afinal, seus dados de registro de entrada e saída podem ser utilizados como prova legal em processos trabalhistas. 

Quais os modelos de relógio de ponto eletrônico?

Como visto acima, o relógio de ponto é uma ferramenta importante dentro de qualquer empresa. Ela garante mais praticidade no dia a dia, representa segurança e transparência nas relações profissionais. Com ela, é possível manter sob controle a jornada de trabalho, registrando o horário de entrada e saída, horas extras, faltas e férias. 

Assim, para além de sua obrigatoriedade, o relógio de ponto é um dispositivo que melhora a rotina de trabalho. O acompanhamento das informações coletadas pode ser aprimorado com a instalação de um software de tratamento de ponto. Esse tipo de sistema fornece recursos tecnológicos para auxiliar na gestão de funcionários, acompanhando toda a atividade dos colaboradores. 

Como se sabe, antigamente, a jornada de trabalho era controlada pelo chamado “livro-ponto”. Nele, cada funcionário anotava seu horário de chegada e saída manualmente, assinando o caderno. Depois, o controle das horas também era realizado de forma manual pelo RH. E isso, inevitavelmente, resultava em erros de cálculos muitas vezes. 

Para evitar esse tipo de problema, as soluções foram sendo aprimoradas e, depois do relógio de ponto cartográfico e digital, chegou a hora do relógio de ponto eletrônico. Hoje em dia, esse tipo de dispositivo oferece funções variadas. E sua tecnologia também varia de um equipamento para outro. Existem aqueles mais simples, com funcionamento a partir de senha numérica. Porém, há relógios de ponto eletrônico que funcionam, inclusive, com sistema biométrico. 

Neste artigo, você pode entender melhor sobre o relógio de ponto e a importância de adquirir um equipamento homologado.

Por que adquirir um software de tratamento de ponto?

Bom, o relógio de ponto por si só registra os horários de entrada e saída de cada funcionário. Essas informações são armazenadas, porém, funções extras para melhorar a gestão, somente podem ser feitas com um software de tratamento de ponto. Ou seja, o melhor resultado para a empresa é alcançado a partir da integração entre os dois recursos. Com isso, é possível realizar a gestão completa do ponto do funcionário e entender melhor sobre sua rotina.

Por exemplo, com o software fica mais claro entender o que é entrada e saída, o que é falta, além de calcular horas extras, verificar a carga horária de cada funcionário e emitir relatórios completos e oficiais sempre que necessário. Sabendo disso, é possível compreender porque o software é fundamental para o funcionamento do relógio de ponto e máximo aproveitamento dos seus recursos.

Resumindo: o software de tratamento de ponto é responsável pela integração entre o registro do funcionário e a gestão das informações. Isso melhora o desempenho da empresa e garante mais assertividade e eficiência nos cálculos para fechamentos. 

Como funciona o registro de ponto por aplicativo?

Uma solução adequada para empresas de diferentes nichos é o registro de ponto por aplicativo. Isso funciona principalmente para colaboradores externos ou que atuam em home office. O sistema também auxilia nas questões vistas anteriormente, como é o caso da gestão de horas. Porém, é importante trabalhar com softwares que atendem às regulamentações do Ministério do Trabalho. 

Com o controle de ponto por aplicativo é possível registrar dados como a localização do funcionário e a hora no momento exato do registro. Muitos dos apps disponíveis podem ser utilizados até mesmo sem internet. Assim, garantem mais praticidade para funcionários que estão em trânsito, por exemplo. 

Software de tratamento de ponto RHID

Uma opção com excelente custo benefício é o software de tratamento de ponto RHID, disponível para os clientes da KL Quartz. Esse produto pode ser utilizado para registro de ponto por aplicativo, além disso, oferece outros benefícios para os usuários. Seu sistema possui a assinatura da Control ID, referência em tecnologia para relógio de ponto. 

O funcionamento do software é simples e intuitivo, com acesso seguro em qualquer navegador ou dispositivo conectado à internet.  O RHID pode ser integrado com os equipamentos via arquivo ou nuvem, conforme a necessidade de cada empresa. Com o sistema instalado, o gestor tem acesso fácil às informações coletadas, além disso, pode visualizá-las em tempo real, a qualquer hora e em qualquer local.

Vale lembrar que as informações são armazenadas de forma segura, conforme regulamenta a LGPD. O RHID utiliza conceitos modernos de Software as a Service (SaaS), sem a necessidade de armazenar dados em computador local. Tudo pode ser armazenado na nuvem e acessado por navegador ou aplicativo para celular, inclusive de forma offline. 

Quais as vantagens do RHID para registro de ponto?

Todas as atualizações do software são realizadas de forma automática e disponibilizadas aos usuários assim que lançadas. Ou seja, o software se mantém constantemente atualizado e adequado às evoluções das leis trabalhistas. Como resultado, a colaboração entre os gestores e seus funcionários garante a comodidade necessária para uma rotina de trabalho tranquila.

O RHID possui aplicativo mobile disponível para dispositivos Android e iOS. Assim, além de garantir autonomia aos gestores, que podem acompanhar as informações sobre seus funcionários de maneira remota, ainda oferece a função de registro de ponto à distância. Dessa forma, o software vem sendo cada vez mais utilizado pelas empresas que possuem equipes externas ou mesmo trabalhadores remotos.

O registro de ponto por aplicativo é ideal para as organizações que trabalham com prestação de serviços ou vendas externas, por exemplo. Assim, o funcionário não precisa se dirigir à sede da empresa para registrar seus horários. Isso pode ser feito a partir do aplicativo instalado em seu smartphone. No caso dos trabalhadores que estão em home office, também oferece a mesma vantagem. Afinal, muitos gestores ainda têm dúvidas em relação à melhor modalidade de registro de ponto para o trabalho remoto. 

Leia também: Você já ouviu falar em anywhere office? Saiba tudo sobre o termo!

Você sabia que a KL Quartz é referência em relógio de ponto e softwares para tratamento de ponto? Para saber qual o modelo mais indicado para a sua empresa ou descobrir outros sistemas que podem facilitar a sua rotina, entre em contato agora mesmo. Temos a solução ideal para todo tipo de negócio.

 

 

Confiança atestada pelo mercado

Assistência Técnica Control ID

Assistência Técnica

Unica Assistência Técnica Total com tempo de resposta garantido de no máximo 72 horas.

Top of Mind

Top of Mind

Marca lembrada em pesquisa de mercado e qualidade relacionada ao segmento de relógio ponto.

Suporte Certificado

Suporte Certificado

Revenda Ouro Secullum com excelência no suporte ao Software de Gestão de Ponto e Acesso.

Tradição e qualidade

Tradição e qualidade

Mais de 100 mil relógios de ponto vendidos em 40 anos de história.

whatsapp