Vantagens do software de controle de horas. Por que sua empresa precisa ter?

Leia nosso BLOG

10/11/2022

Vantagens do software de controle de horas. Por que sua empresa precisa ter?

Vantagens do software de controle de horas. Por que sua empresa precisa ter?

Pensando na eficiência das demandas do RH, lançar mão de recursos para controle das jornadas de trabalho é importante. Nesse sentido, existem soluções que aliam tecnologia e funcionalidade para otimizar as tarefas. Com elas, é possível manter em dia as questões burocráticas. Além disso, elas auxiliam na organização interna. Uma das opções é o software de controle de horas. Para entender como ele funciona e quais as suas vantagens, continua a leitura.

O que é um software de controle de horas?

Como o nome sugere, o software de controle de horas é um programa integrado ao relógio de ponto com a finalidade de registrar as jornadas de trabalho. Ou seja, é um recurso que utiliza tecnologia para registrar informações de forma eficiente. Com ele, a empresa pode modernizar seus processos, investindo em soluções que otimizam a rotina. Eles substituem os relógios de ponto mecânicos e se mostram uma alternativa mais precisa em relação aos antigos livros-ponto. 

Quais as funcionalidades do software de controle de horas?

A partir do software de registro de ponto, o gestor de RH consegue monitorar em tempo real todas as informações referentes às jornadas de trabalho. Com isso, até mesmo de maneira remota, o acesso aos dados fica disponível para a pessoa responsável. Um ponto interessante desse programa é que os registros são feitos de maneira precisa, sem falhas referentes a horas ou datas. 

Sendo assim, o sistema de relógio de ponto integrado ao software favorece a gestão dos funcionários. Isso se mostra útil e eficiente em empresas de diferentes portes, uma vez que se tem mais facilidade para controlar as jornadas de trabalho. Em especial, nas organizações com mais de um turno de trabalho e esquema de folgas e escalas, o software revela-se bastante eficiente. 

Vantagens do software de controle de horas

São muitas vantagens que o software de controle de horas oferece ao gestor de RH. Os benefícios vão desde o controle preciso das informações até o auxílio em cálculos para fechamento da folha de pagamento. Com esse recurso, por exemplo, não há erros de cálculos, pois o sistema gera automaticamente os relatórios conforme os registros. Assim, além das horas trabalhadas, são anotadas folgas, atrasos e horas extras. Ou seja, para empresas com grande número de funcionários, o software contribui com praticidade e agilidade. 

Outro impacto positivo do software é em relação à produtividade das equipes. Principalmente no setor de RH, os profissionais conseguem se dedicar a outras tarefas, pois podem automatizar os demais processos. Uma das funções mais trabalhosas é, certamente, o cálculo de horas para o pagamento. Com o software, esses cálculos são feitos de forma automática devido ao sistema de registro. Ainda nesse sentido, também se evitam os erros nas somas, que podem ser comuns quando feitas manualmente.

Além disso, ao monitorar as jornadas de trabalho, o gestor consegue ter um panorama completo sobre suas equipes. Isso permite avaliar a produtividade geral e controlar até mesmo o volume de demandas. Como consequência, sempre que encontrar pontos a serem melhorados, poderá haver uma cobrança baseada em dados reais. No caso de atrasos não justificados, faltas recorrentes ou saídas antecipadas, tudo será facilmente observado a partir dos relatórios gerados.

Aliás, se você quer entender um pouco mais sobre a instalação do relógio de ponto e sua manutenção, vale a pena conferir esse conteúdo aqui.

Em resumo, seus principais benefícios são…

  • Melhora da produtividade
  • Controle das jornadas de trabalho
  • Monitoramento de faltas e atrasos
  • Facilidade no fechamento da folha de pagamento
  • Soma de horas automática
  • Cálculo de horas extras
  • Gestão de pessoas mais eficiente

Soluções para controle da jornada de trabalho

Como sabemos, o dispositivo indicado para o controle da jornada de trabalho é o relógio de ponto. A evolução deste equipamento revela também a evolução tecnológica. Afinal, antigamente o controle ocorria de forma manual, a partir do livro-ponto. Com o passar dos anos, outros recursos foram sendo implementados, como o relógio mecânico e o cartográfico digital

Porém, atualmente existem soluções inovadoras para garantir máxima eficiência ao administrativo das empresas. É o caso dos relógios de ponto eletrônicos, que podem ser integrados a softwares de tratamento de ponto. Assim, realiza-se um controle de horas mais preciso, uma vez que o sistema é interligado ao setor de RH. Como dito anteriormente, torna-se possível automatizar cálculos de horas trabalhadas e realizar o fechamento da folha de pagamento sem erros. 

Pensando em soluções para a segurança da sua organização? Dê uma olhada neste artigo e veja nossas dicas para pequenas empresas.

Quando implementar o software de controle de horas?

A resposta para essa pergunta pode variar de empresa para empresa. No entanto, a principal dica é avaliar os processos internos e entender as demandas do RH. Por exemplo, no caso das organizações com grande número de funcionários, o software tem muito a somar. Assim o controle ocorre de maneira eficiente, otimizando as tarefas do setor responsável. Além de evitar erros, que podem ser comuns principalmente em meio às altas demandas, o software gera mais agilidade para a empresa como um todo.

Com o software implementado, as equipes também se sentem mais motivadas. Afinal, ele representa um passo importante para a consolidação de relações trabalhistas justas e transparentes. Falando nisso, o registro por ponto eletrônico oferece mais segurança jurídica para o empregador e para o funcionário. Mas lembre-se de contar com um fornecedor de confiança para a implementação do sistema. Isso faz toda a diferença na rotina, uma vez que assim será possível ter todo suporte necessário no dia a dia. 

Que tal conhecer um pouco mais sobre a KL Quartz? Somos referência em relógio de ponto, softwares e controle de acesso para empresas do sul do país.

Software de controle de horas é na KL Quartz


Na KL Quartz, trabalhamos com equipamentos e sistemas seguros e certificados, afinal, a jornada de trabalho é assunto sério. Para saber mais sobre as opções de softwares para relógio ponto, clique aqui. Ou, se desejar, entre em contato com um de nossos colaboradores e esclareça todas as suas dúvidas.

 

 

Confiança atestada pelo mercado

Assistência Técnica Control ID

Assistência Técnica

Unica Assistência Técnica Total com tempo de resposta garantido de no máximo 72 horas.

Top of Mind

Top of Mind

Marca lembrada em pesquisa de mercado e qualidade relacionada ao segmento de relógio ponto.

Suporte Certificado

Suporte Certificado

Revenda Ouro Secullum com excelência no suporte ao Software de Gestão de Ponto e Acesso.

Tradição e qualidade

Tradição e qualidade

Mais de 100 mil relógios de ponto vendidos em 40 anos de história.

whatsapp