Controle de férias: saiba como o relógio de ponto pode auxiliar

Leia nosso BLOG

25/01/2023

Controle de férias: saiba como o relógio de ponto pode auxiliar

Controle de férias: saiba como o relógio de ponto pode auxiliar

Você sabia que tão importante quanto o controle de ponto de seus colaboradores é também o controle de férias? Isso mesmo! Permanecer atento ao período de férias dos funcionários é essencial para evitar ações trabalhistas e outros desgastes na rotina profissional. Nesse sentido, o relógio de ponto pode auxiliar, já que garante mais eficiência na gestão empresarial.

Antes de iniciar a leitura, quer saber como funciona a manutenção do relógio de ponto e controle de acesso? Descubra tudo neste artigo em nosso blog!

Como se sabe, todo e qualquer funcionário que atua no regime CLT tem direito a férias. Afinal, é nesse momento que o indivíduo pode descansar e renovar suas energias para mais um ciclo de trabalho. No entanto, alguns gestores ainda têm dúvidas sobre esse assunto, que pode ser melhor gerenciado a partir de um relógio de ponto eletrônico. 

Ao manter o controle de férias em dia, a empresa evita incômodos tanto em relação aos funcionários, quanto em sua própria rotina. Ou seja, é possível organizar a empresa internamente ao prever os períodos de férias de cada funcionário. Isso evita que a equipe fique sobrecarregada para cobrir colegas em férias. Ainda, permite que a empresa continue em pleno funcionamento de suas atividades, sem atrasos em entregas, por exemplo. 

Qual a importância do controle de férias

O controle de férias deve fazer parte da rotina organizacional, uma vez que melhora a organização interna. Assim, deve constar no planejamento estratégico da empresa os períodos de férias de cada colaborador, de modo a manter os setores funcionando durante todo o ano. Com isso, o funcionário também pode se organizar, adequando suas atividades de descanso ao período combinado com a empresa.

Além disso, com o controle de férias a empresa evita a queda no desempenho de suas equipes, já que as atividades podem ser gerenciadas de maneira eficiente. Os benefícios vão além, uma vez que o planejamento adequado impacta positivamente no planejamento financeiro. E mais: a empresa consegue controlar seu financeiro, realizar os pagamentos e garantir os direitos do trabalhador. 

Por esses motivos, o controle de férias tem papel fundamental dentro da rotina organizacional, sendo tão importante quanto o controle de ponto. Afinal, com uma política de férias bem estruturada, a ausência dos funcionários não terá grande impacto no desempenho das atividades. No caso das empresas que precisam manter o quadro de funcionários, é possível se organizar para contratações temporárias.

Como realizar o controle de férias?

Como visto acima, realizar o controle de férias é imprescindível para manter a organização interna da empresa. E cabe ao gestor ou à equipe de RH utilizar das melhores estratégias para gerenciar os períodos de férias dos funcionários. Nesse sentido, precisão e eficiência são essenciais. Isso porque, as férias do trabalhador devem ser calculadas conforme uma série de informações.

Por isso, manter o registro em dia e atualizado é de total importância. Alguns documentos também podem ajudar, como o histórico de férias já obtidas pelo colaborador. Esse registro contém informações do colaborador, período da aquisição de férias e quantidade de dias já usufruídos. 

E lembre-se: o funcionário que não tirar férias no período de um ano terá suas férias vencidas. Com isso, deverá receber o valor em dobro. Viu só? O controle de férias também evita custos indevidos para a empresa. Fique sempre atento!

Existem sistemas que permitem uma gestão precisa e eficiente sobre a jornada de trabalho dos funcionários. Muitas vezes, um software de tratamento de ponto integrado ao relógio de ponto pode ser funcional para a organização. Nele, o gestor tem acesso ao histórico de horas trabalhadas, podendo organizar as datas e os vencimentos de seus funcionários. 

Como o registro de ponto influencia no controle de férias?

Sim, todo trabalhador tem direito a 30 dias de descanso a cada 12 meses trabalhados. No entanto, é preciso estar atento ao relógio de ponto, que registra a jornada de trabalho completa. Isso porque, embora seja direito usufruir de 30 dias de férias anuais, o número de dias pode ser alterado conforme o número de faltas injustificadas. 

Isso está expresso na CLT, conforme os artigos em destaque abaixo:

Art. 129 – Todo empregado terá direito anualmente ao gozo de um período de férias, sem prejuízo da remuneração.

Art. 130 – Após cada período de 12 (doze) meses de vigência do contrato de trabalho, o empregado terá direito a férias, na seguinte proporção:

I – 30 (trinta) dias corridos, quando não houver faltado ao serviço mais de 5 (cinco) vezes;                       

II – 24 (vinte e quatro) dias corridos, quando houver tido de 6 (seis) a 14 (quatorze) faltas;                      

III – 18 (dezoito) dias corridos, quando houver tido de 15 (quinze) a 23 (vinte e três) faltas;                      

IV – 12 (doze) dias corridos, quando houver tido de 24 (vinte e quatro) a 32 (trinta e duas).

1º – É vedado descontar, do período de férias, as faltas do empregado ao serviço.

Ou seja, conforme prevê a CLT, somente podem ser descontadas as faltas injustificadas na proporção estabelecida acima. No caso das demais faltas, é proibido o desconto em dias de férias. Observar o que diz a lei é essencial para garantir que os direitos do trabalhador sejam respeitados. Assim, evita-se ações trabalhistas que podem gerar prejuízos para a empresa. 

Qual o melhor software para controle de férias?

O software de tratamento de ponto RHID é o mais indicado para empresas que desejam um controle de férias eficiente. Além disso, ele garante benefícios para o controle da jornada de trabalho como um todo. O sistema utiliza tecnologia assinada pela ID Control, que é referência em relógios de ponto.

Seu funcionamento simplificado é um dos diferenciais, além disso, tem acesso remoto via aplicativo ou navegador. E mais: os dados coletados não precisam ser armazenados no computador local, já que o sistema possui integração via nuvem. Isso tudo graças ao Software ID Cloud, que garante a comunicação direta entre o REP Control ID Class e o software via nuvem. Ou seja, é mais segurança e comodidade para a empresa gerenciar seus funcionários. 

Com esse software instalado, a empresa tem maior controle na gestão de pessoas, facilitando o fechamento da folha de pagamento e as férias anuais. Vale lembrar que o RHID é um software homologado, em conformidade com as leis do Ministério do Trabalho e suas portarias. Entre seus recursos, além de permitir regras flexíveis para cálculos, está a configuração do banco de horas.

Leia também: Vantagens do software de controle de horas. Por que sua empresa precisa ter?

Gostou das dicas sobre controle de férias e relógio de ponto? Na KL Quartz, trabalhamos com os melhores sistemas para otimizar sua rotina empresarial e garantir os melhores resultados. Para saber mais, entre em contato agora mesmo

 

 

Confiança atestada pelo mercado

Assistência Técnica Control ID

Assistência Técnica

Unica Assistência Técnica Total com tempo de resposta garantido de no máximo 72 horas.

Top of Mind

Top of Mind

Marca lembrada em pesquisa de mercado e qualidade relacionada ao segmento de relógio ponto.

Suporte Certificado

Suporte Certificado

Revenda Ouro Secullum com excelência no suporte ao Software de Gestão de Ponto e Acesso.

Tradição e qualidade

Tradição e qualidade

Mais de 100 mil relógios de ponto vendidos em 40 anos de história.

whatsapp