Por que o relógio de ponto evita processos trabalhistas?

Leia nosso BLOG

29/03/2022

Por que o relógio de ponto evita processos trabalhistas?

Por que o relógio de ponto evita processos trabalhistas?

Nas empresas com, pelo menos, 10 funcionários, o registro de ponto está previsto na legislação e é obrigatório. Esse sistema é fundamental para garantir a transparência nas relações. Além disso, proporciona mais segurança para o trabalhador e também para o empregador. Caso não cumpra com as exigências previstas nas leis trabalhistas, a organização pode, inclusive, arcar com penalidades. Por isso, o relógio de ponto é um excelente aliado para evitar processos trabalhistas.

Quais as vantagens do relógio de ponto?

O relógio de ponto auxilia nas tarefas do RH, pois com ele é possível controlar de forma eficiente a jornada de trabalho dos colaboradores. Com o sistema adequado, pode-se organizar turnos, intervalos, horas extras, faltas, folgas e férias. Além disso, garante mais transparência nas relações e segurança para todos os usuários.

Nesse sentido, as empresas que contam com um sistema adequado para o registro de ponto estão mais seguras em relação às leis. Outro fator relevante é que os dados registrados pelo relógio de ponto podem ser utilizados como prova jurídica. Por isso a importância de contar com um sistema eficiente, a fim de resguardar tanto os direitos dos colaboradores, quanto da organização.

A partir de 2009, com a implementação da Lei do Ponto Eletrônico, definiu-se que as empresas com 10 funcionários ou mais registrados no regime CLT devem realizar o registro de ponto eletrônico (REP). Essa legislação tem como objetivo tornar mais eficiente o controle das jornadas de trabalho e proporcionar mais segurança para todos os envolvidos.

Segurança jurídica com o relógio de ponto

Como dito acima, é essencial que a empresa faça o registro correto da jornada de trabalho de seus funcionários. Além de estar previsto em lei, o relógio de ponto proporciona mais agilidade no dia a dia. A partir dele é possível ter acesso a todas as informações necessárias sobre cada colaborador e, em caso de ação judicial, seus dados podem ser utilizados como prova legal.

Mas, além de contar com um sistema adequado, é preciso mantê-lo em dia, a fim de evitar falhas ou danos nos registros. Também é importante garantir que todas as especificações e normas recomendadas pelo Ministério do Trabalho nas leis trabalhistas sejam cumpridas. Esses fatores são essenciais para a validade jurídica dos documentos gerados pelo relógio de ponto.

Entre as especificações estão a emissão de comprovante a cada registro, o display digital com hora, minuto e segundo, a certificação INMETRO e a memória permanente e inviolável. Ao respeitar todas as recomendações previstas, a empresa oferece tranquilidade e transparência ao colaborador e, ainda, garante a sua própria segurança. Por isso, é fundamental contar com um sistema de ponto moderno, eficiente e seguro.

Leia também: Toda empresa precisa de relógio de ponto? Entenda!

Na KL Quartz, trabalhamos com equipamentos seguros e certificados pelo INMETRO, afinal, a jornada de trabalho é assunto sério. Para saber mais sobre as opções de controle de ponto, clique aqui. Ou, se desejar, entre em contato com um de nossos colaboradores e esclareça todas as suas dúvidas.

 

 

Confiança atestada pelo mercado

Assistência Técnica Control ID

Assistência Técnica

Unica Assistência Técnica Total com tempo de resposta garantido de no máximo 72 horas.

Top of Mind

Top of Mind

Marca lembrada em pesquisa de mercado e qualidade relacionada ao segmento de relógio ponto.

Suporte Certificado

Suporte Certificado

Revenda Ouro Secullum com excelência no suporte ao Software de Gestão de Ponto e Acesso.

Tradição e qualidade

Tradição e qualidade

Mais de 100 mil relógios de ponto vendidos em 40 anos de história.

whatsapp