Desde o início da pandemia, muita coisa mudou no universo corporativo. E uma das principais transformações foi a popularização do trabalho remoto. Além de ajudar a prevenir a disseminação do coronavírus, ele trouxe vantagens para empresas e colaboradores. Nesse sentido, tem-se falado sobre o anywhere office, que em português significa “escritório em qualquer lugar”. Mas como adequar o controle de ponto ao anywhere office e garantir uma jornada de trabalho segura e eficiente? Saiba mais a seguir!
Entendendo o anywhere office…
Antes de mais nada, vamos compreender melhor o termo anywhere office e o que ele significa na prática? Esse conceito, apesar de ser bastante popular na atualidade, já existe há algum tempo. No português, ele pode ser traduzido como “escritório em qualquer lugar” e representa todas aquelas formas de trabalho que podem ser executadas em lugares diferentes e não apenas na sede da empresa.
Desde 2020, com a pandemia do novo coronavírus, a descentralização do trabalho, permitindo a execução das tarefas de qualquer lugar, vem ganhando força. É uma tendência global e empresas de todo o mundo estão aderindo à prática. Com isso, os colaboradores têm maior liberdade e podem prestar seus serviços independentemente da localização.
Essa prática promete se tornar cada vez mais comum nos próximos anos, porém, ainda existem dúvidas sobre a sua funcionalidade. Afinal, como garantir uma jornada de trabalho eficiente à distância? O anywhere office vai muito além do que conhecemos por home office. Nesse estilo de trabalho, é possível executar as tarefas de qualquer local, seja em casa, em um hotel, em uma cafeteria ou em diferentes cidades do mundo.
Como fica o controle de ponto no anywhere office?
Nesta modalidade de trabalho, o colaborador pode executar as suas atividades laborais de qualquer lugar do mundo. Indo além do home office, como dito anteriormente, aqui é possível viajar, desbravar novos países e, ainda assim, manter o trabalho em dia. E, claro, isso se torna ainda mais prático com o avanço da tecnologia.
Dessa forma, a partir de sistemas modernos e softwares que otimizam a rotina, é possível manter em dia as questões administrativas. Inclusive, o controle de ponto pode ser realizado de forma prática e eficiente à distância. Sabemos que o registro de ponto não é obrigatório na modalidade de trabalho remoto, no entanto, muitas empresas e, inclusive, funcionários, prezam por esse sistema. Afinal, ele garante mais tranquilidade e segurança para ambas as partes.
Assim como o controle de ponto permite ao empregador um maior controle sobre o rendimento e a produtividade ele também é uma garantia aos direitos do trabalhador. Dessa forma, atualmente é possível utilizar alguns sistemas eletrônicos, seja por meio do computador ou do celular, para garantir o registro correto.
Além de registrar o início e o término do expediente, com o software adequado é possível, inclusive, marcar os intervalos de almoço e demais pausas. Com extrema funcionalidade, todas as informações são registradas em tempo real no sistema e, assim, otimizam as funções do RH da empresa.
Leia também: Ponto eletrônico para pequenas empresas
Para saber mais sobre o controle de ponto para trabalho remoto, entre em contato com a KL Quartz e converse com um de nossos especialistas.