Como automatizar a gestão de ponto dos funcionários?

Leia nosso BLOG

25/08/2022

Como automatizar a gestão de ponto dos funcionários?

Como automatizar a gestão de ponto dos funcionários?

Ao se falar em rotina empresarial, a gestão de ponto dos funcionários é um assunto fundamental. Com um sistema adequado, é possível garantir mais agilidade em diferentes questões administrativas e burocráticas. Além disso, ao ter acesso a uma visão completa acerca das jornadas de trabalho, o gestor é capaz de identificar pontos a serem melhorados. E, inclusive, ter um maior controle acerca da produtividade da equipe. É por isso que automatizar a gestão de ponto dos funcionários com um sistema digital é a melhor escolha. 

Ao utilizar um sistema de ponto eletrônico para registrar a jornada de trabalho da equipe, a empresa tem muitos benefícios. Essa é, aliás, uma das maneiras mais eficientes para quem deseja automatizar a gestão dos funcionários. Afinal, com seus recursos, além de garantir maior controle sobre a entrada e saída dos colaboradores, é possível otimizar as atividades exercidas pelo departamento pessoal. Ou seja, tanto para verificar informações relevantes sobre o desempenho dos funcionários, quanto para o fechamento da folha de pagamentos, o controle de ponto eletrônico é primordial. 

Com as atividades automatizadas devido à implementação de um sistema tecnológico, o DP ganha tempo e pode se dedicar a outras funções. Com isso, a produtividade pode ser melhorada em diferentes setores dentro da empresa. Para entender melhor, entre os processos que podem ser melhorados a partir da automatização de ponto dos funcionários estão:

  • Cálculo do banco de horas
  • Gestão da escala de trabalho
  • Fechamento da folha de pagamento
  • Gerenciamento de turnos
  • Divisão de intervalos
  • Organização de folgas
  • Envio de comunicados internos
  • Entre outros

Quais as vantagens de otimizar a gestão de ponto dos funcionários?

Como visto, ao utilizar um sistema de ponto eletrônico para os funcionários, a empresa consegue automatizar diversos processos internos. Assim, a rotina se torna mais ágil, graças à implementação de um recurso tecnológico e moderno. A partir dessa gestão de ponto, os empresários têm acesso a um panorama completo do desempenho de suas equipes.

Com isso, conseguem gerir de forma assertiva os projetos implementados, bem como verificar setores que podem ser otimizados. Mas, além de proporcionar uma visão geral sobre as jornadas de trabalho e a disponibilidade de seus funcionários, o sistema de ponto também ajuda a empresa a manter as suas obrigações trabalhistas em dia. 

Para garantir melhores resultados junto à implementação de um sistema de ponto eletrônico, é fundamental estar atento à legislação. Com isso, entender a necessidade e as obrigações da empresa são os primeiros passos. Após a instalação, a dica é cadastrar todos os funcionários, para que o sistema seja utilizado pelo quadro completo de pessoal.

Por fim, treinar a equipe de RH e DP é essencial, afinal, esse sistema vai otimizar muitas funções executadas por esses setores. Logo, é primordial que os responsáveis saibam trabalhar com os dados disponíveis e, ainda, estejam atentos às leis, como a LGPD

Quais as opções para automatizar o ponto?

É inegável que a tecnologia tem muito a somar em diferentes esferas da vida. Do cotidiano ao lazer e às relações profissionais, a partir de seus recursos é possível agilizar o dia a dia. Dessa forma, para as empresas que desejam automatizar a gestão de ponto dos funcionários, os sistemas de ponto eletrônico ou digital oferecem excelentes recursos. Atualmente, existem diversos dispositivos que podem ser utilizados com essa finalidade, com opções adequadas para todos os tipos de empresa. 

Como sabemos, o relógio de ponto eletrônico favorece o controle acerca do desempenho das equipes, bem como sobre as jornadas de trabalho de cada colaborador. Dessa forma, ele pode ser aplicado também pelas empresas que não possuem obrigação legal de implementá-lo. E os recursos vão muito além da instalação do relógio. Para as organizações que desejam funções mais avançadas, conforme a necessidade de cada local, é possível contar com softwares e ferramentas de gestão.

Entre os relógios de ponto eletrônico mais procurados nos dias atuais está o Control ID Class, certificado pelo Inmetro e em conformidade com a Portaria 1510. Ele possui uma das melhores tecnologias do mercado, com capacidade para o cadastro de até 15 mil digitais, rapidez na impressão de comprovantes, software de tratamento de ponto e web server embarcado.

Este é um dos modelos mais recomendados para quem deseja um controle completo da jornada de trabalho, reduzindo custos e otimizando as atividades. Ainda, ele pode ser integrado com a folha de pagamento, o que oferece maior precisão de cálculos e o fim das horas extras indevidas. 

Entre os diferenciais de funcionamento do Control ID Class estão as diferentes maneiras de uso. Seu sistema é compatível tanto com reconhecimento biométrico, a partir da digital do funcionário, quanto por crachá de proximidade, crachá com código de barras ou senha numérica. Para tanto, possui os leitores adequados, além de um moderno display touchscreen. Com esse equipamento, a empresa consegue automatizar todos os cálculos de pagamentos, além de gerar relatórios completos sempre que for necessário. 

Gestão de ponto automatizada é com a KL Quartz

Na KL Quartz, é possível encontrar, ainda, outros modelos de relógios de ponto digitais e eletrônicos. São opções que atendem a necessidades diversas, ideais para empresas de todos os portes que desejam mais agilidade, segurança e transparência em suas relações. Para conhecer mais cada modelo disponível, é só clicar aqui.

Já para as organizações que precisam de recursos avançados, existem os softwares de tratamento de ponto, com soluções que podem ser personalizadas de acordo com cada demanda. Em geral, esses sistemas possuem integração com diferentes modelos de relógios de ponto, armazenamento na nuvem, acesso rápido, fácil e seguro via navegador ou dispositivo móvel, entre outros. 

Na KL Quartz, você encontra equipamentos seguros e certificados pelo Inmetro, afinal, a jornada de trabalho é assunto sério. Para saber mais sobre as opções de relógios de ponto, clique aqui. Ou, se desejar, entre em contato com um de nossos colaboradores e esclareça todas as suas dúvidas.

 

 

Confiança atestada pelo mercado

Assistência Técnica Control ID

Assistência Técnica

Unica Assistência Técnica Total com tempo de resposta garantido de no máximo 72 horas.

Top of Mind

Top of Mind

Marca lembrada em pesquisa de mercado e qualidade relacionada ao segmento de relógio ponto.

Suporte Certificado

Suporte Certificado

Revenda Ouro Secullum com excelência no suporte ao Software de Gestão de Ponto e Acesso.

Tradição e qualidade

Tradição e qualidade

Mais de 100 mil relógios de ponto vendidos em 40 anos de história.

whatsapp