Comprovante de ponto eletrônico: você sabe para que serve?

Leia nosso BLOG

25/03/2021

Comprovante de ponto eletrônico: você sabe para que serve?

Comprovante de ponto eletrônico: você sabe para que serve?

Quando o assunto é jornada de trabalho, muitas dúvidas ainda podem surgir. Afinal, esse é um tema importante e que, constantemente, é atualizado. Aliás, empresas com mais de 20 funcionários devem registrar essa informação e o comprovante de ponto eletrônico é uma obrigatoriedade. Essas regras auxiliam na gestão e no controle interno e garantem transparência nas relações profissionais. Saiba mais a seguir.

Por que implementar o relógio de ponto eletrônico?

Como sabemos, o relógio de ponto eletrônico oferece grandes vantagens para a empresa. Além disso, é um sistema moderno e eficiente para assegurar os direitos do colaborador. Dessa forma, os interesses de todas as partes são preservados, de modo a tornar a relação trabalhista mais justa, segura e transparente. A implementação do relógio de ponto eletrônico é obrigatória em algumas situações. Porém, mais do que isso, é uma solução que melhora os processos internos.

Com equipamentos atualizados, é possível manter o acompanhamento das jornadas de trabalho, o que resulta em uma gestão mais eficiente. A partir dessas informações, o gestor tem acesso a relatórios que otimizam a rotina empresarial e melhoram a produtividade das equipes. E, quando aliado a um bom software de controle de horas, permite um monitoramento das atividades executadas pelos colaboradores.

O que é o comprovante de ponto eletrônico? 

O comprovante de ponto eletrônico é emitido assim que o trabalhador faz o registro de seu horário. Ou seja, ele é o documento que atesta a sua presença e a sua saída, definindo os horários da jornada de trabalho. De acordo com o equipamento utilizado pela empresa, o comprovante de ponto pode ser impresso ou eletrônico. 

Porém, independente do sistema utilizado, sua emissão é fundamental tanto para o empregador, quanto para o funcionário. Aliás, é importante ressaltar que o comprovante de ponto eletrônico pode ser utilizado como prova legal em ações trabalhistas. Por isso, sua emissão é de total importância, devendo a empresa se certificar do fornecimento.

O comprovante de ponto eletrônico deve conter algumas informações essenciais para que o funcionário possa acompanhar sua jornada. Além disso, ele tem acesso ao histórico de marcações realizadas, verificando se estão de acordo com seus horários estabelecidos.

De acordo com o Ministério do Trabalho e a Portaria 671, é obrigatório que o comprovante forneça tais informações:

  • Dados completos do empregador
  • Endereço da empresa
  • Identificação do funcionário
  • Número de PIS do funcionário
  • Número de fabricação 
  • Número sequencial de registro
  • Registro de data, horário e turno
  • Assinatura digital

No caso do comprovante de ponto eletrônico, a nova portaria diz que o arquivo deve ser emitido em formato PDF e disponibilizado ao trabalhador após a marcação no sistema. O prazo de envio ao funcionário é de, no máximo, 48 horas após cada registro e em especial, deve conter sua assinatura eletrônica. 

Para saber: a assinatura eletrônica é essencial para garantir a autenticidade do comprovante de ponto eletrônico. 

Novas orientações com a Portaria 671

Há um ano, a implementação da Portaria 671 pelo Governo Federal trouxe mudanças para o controle da jornada de trabalho. Substituindo as antigas portarias 373 e 1510, a Portaria 671 revisou normas e regras a fim de simplificar as relações trabalhistas. O objetivo foi modernizar essa área, facilitando o entendimento e o cumprimento das normas previstas pela Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). 

Com a nova portaria, então, mudanças foram feitas no que se refere ao registro de ponto. E isso ocorreu em todas as suas modalidades – manual, mecânico e eletrônico. Em seu artigo 73, o documento especifica o registro de ponto eletrônico como aquele composto por equipamentos e sistemas informatizados. Entre as opções estão os softwares de tratamento de ponto e controle de horas. Os sistemas devem ser implementados com o objetivo de registrar a hora de entrada e saída dos funcionários. 

Além disso, o relógio de ponto eletrônico reduz os erros no registro, bem como impossibilita alterações por pessoas não-autorizadas. Isso é importante, pois evita fraudes nas marcações ou mesmo as marcações automáticas. Com isso, garante mais assertividade no controle das jornadas de trabalho.

Como se pode ver, o registro de ponto eletrônico é vantajoso para todo tipo de empresa. Embora seja obrigatório apenas para organizações com mais de 20 funcionários, ele se mostra uma solução segura também para pequenas empresas. Afinal, graças ao sistema moderno e eficiente, com o comprovante de ponto eletrônico se garante mais tranquilidade nas relações profissionais.

Conheça as opções de relógio de ponto eletrônico disponíveis na KL Quartz

Control ID Class: Relógio de ponto eletrônico em conformidade com as portarias do Ministério do Trabalho e certificado pelo INMETRO. Dispõe de uma tecnologia moderna que assegura a eficiência no registro de informações, com velocidade de impressão diferenciada. Possui capacidade para até 15 mil digitais e acompanha software de tratamento de ponto Control ID, além de web server embarcado.

Top Data Inner REP Plus: Ponto eletrônico biométrico em conformidade com as portarias do Ministério do Trabalho e certificado pelo INMETRO. Seu display touch screen (sensível ao toque) é fácil de ser manuseado e possui comunicação via TCP/IP ou USB, otimizando as operações para todos os usuários. 

Relógio de ponto IDCLASS V 373: Relógio de ponto biométrico em conformidade com as portarias do Ministério do Trabalho e certificado pelo INMETRO, possui a mesma tecnologia do REP IDCLASS, porém atende aos requisitos de empresas que não têm obrigatoriedade do registrador eletrônico com impressão de comprovante.

Leia também: Manutenção de relógio ponto e controle de acesso. Saiba quando fazer!

Relógio de ponto eletrônico é na KL Quartz

Se você deseja conhecer mais sobre controles de acesso e relógio ponto, além de verificar os softwares mais indicados para a sua necessidade, não deixe de conversar com um de nossos consultores.Na KL Quartz, contamos com equipamentos de última geração, que aliam tecnologia e modernidade para uma rotina eficiente. Todas as soluções podem ser personalizadas de acordo com as características de cada espaço. Para saber mais, entre em contato agora mesmo.

 

 

Confiança atestada pelo mercado

Assistência Técnica Control ID

Assistência Técnica

Unica Assistência Técnica Total com tempo de resposta garantido de no máximo 72 horas.

Top of Mind

Top of Mind

Marca lembrada em pesquisa de mercado e qualidade relacionada ao segmento de relógio ponto.

Suporte Certificado

Suporte Certificado

Revenda Ouro Secullum com excelência no suporte ao Software de Gestão de Ponto e Acesso.

Tradição e qualidade

Tradição e qualidade

Mais de 100 mil relógios de ponto vendidos em 40 anos de história.

whatsapp