Controle de Ponto Digital: quando começar a utilizar?

Leia nosso BLOG

10/08/2022

Controle de Ponto Digital: quando começar a utilizar?

Controle de Ponto Digital: quando começar a utilizar?

Quando a intenção é otimizar a rotina e aumentar a produtividade no trabalho, alguns recursos podem ser aplicados. Pensando na praticidade e eficiência para o colaborador e para a empresa, o controle de ponto digital é uma das soluções. Afinal, com ele é possível registrar as jornadas de trabalho, com hora de entrada e saída, além de faltas, atrasos e horas extras.

Ou seja, para organizações que valorizam a segurança e a eficiência no controle interno, esse sistema é ideal. Então, para saber mais sobre o controle de ponto digital e quando começar a utilizar, continue a leitura. A seguir, explicamos tudo para você!

Controle de ponto digital: modernidade e eficiência 

Do livro ponto aos sistemas cada vez mais modernos para o registro das jornadas de trabalho, muita coisa mudou. Agora, a tecnologia é aliada tanto dos empresários, quanto de seus funcionários. Afinal, com o controle de ponto digital, é possível manter em dia o registro de entrada e saída, evitando erros, falhas ou mesmo fraudes no sistema. Além disso, esse recurso permite ao gestor acompanhar a frequência, o desempenho e, assim, avaliar a produtividade de suas equipes. Por outro lado, garante ao colaborador que seus registros estão sendo feitos de maneira segura.

Dessa forma, o registro de ponto digital passou a ser visto não apenas como uma obrigatoriedade, mas como um recurso interessante para a rotina empresarial. Com ele, torna-se mais seguro, dinâmico e eficiente o controle das jornadas de trabalho. Além disso, proporciona mais facilidade para o setor de RH. Afinal, o sistema digital permite que todos os dados sejam armazenados e acessados de forma simplificada pelo setor responsável. Assim, até mesmo o fechamento da folha de pagamento é facilitado, evitando erros de cálculos. 

Também deve-se saber que o controle de ponto digital pode ser utilizado como uma prova legal no caso de reclamações trabalhistas. Ou seja, mesmo nas empresas em que esse sistema não é obrigatório de acordo com a legislação, seu uso é indicado. Como resultado, é possível estabelecer um ambiente de trabalho mais harmonioso, baseado em relações transparentes. Isso proporciona mais tranquilidade tanto ao gestor, quanto aos funcionários. 

Como visto acima, o controle de ponto digital oferece mais praticidade para a rotina empresarial. Além disso, é um recurso seguro, eficiente e moderno. Seu uso também proporciona a redução de custos da empresa, sendo um importante meio de economia. Também chamado de relógio eletrônico, esse tipo de sistema pode ser utilizado em empresas de todos os portes. Assim, seja qual for a quantidade de funcionários, aderir a esse mecanismo auxilia na manutenção de um ambiente prático, seguro e transparente dentro da empresa. 

Como funciona o controle de ponto digital?

O registro de ponto digital pode ser realizado de diferentes maneiras. Ou seja, é possível aderir à solução que melhor se enquadra com o perfil e a necessidade da empresa. Entre as opções mais utilizadas está o registro de ponto biométrico – com digital ou reconhecimento facial –, com cartão ou senha. Essas são as modalidades mais comuns e seus benefícios podem auxiliar empresas de diferentes portes. Por isso, o mais indicado é conhecer a fundo cada uma delas e contar com a orientação de profissionais especializados.

Seja com o uso de cartões, senha numérica ou biometria, o controle de ponto digital representa modernidade e tecnologia para a empresa. Por ser muito simples de ser manuseado, evita a formação de filas nos horários de início e término de turnos. Ou seja, é o mais indicado para as empresas com grande quantidade de funcionários. Também é possível cadastrar os colaboradores previamente e, no caso de férias ou demissão, a empresa pode bloquear ou restringir o acesso pelo tempo desejado.

Os dados coletados pelo sistema são armazenados assim que o funcionário realiza o registro de ponto. Assim, todas as informações são transferidas para um servidor, permitindo que tanto o departamento de RH, quanto o funcionário, tenha acesso aos dados. Essa praticidade é essencial para manter a rotina simplificada, além de proporcionar uma relação mais transparente entre a empresa e o trabalhador. Pois com o controle de ponto digital, ambas as partes têm acesso aos dados coletados, evitando mal-entendidos, falhas ou queixas posteriores. 

O sistema digital é ideal para organizações que precisam otimizar a rotina, pois seu sistema evita falhas no registro de ponto. Ainda, o fácil acesso aos dados armazenados é um benefício que facilita o dia a dia dos gestores, funcionários e do setor de RH. Com o registro de ponto digital ou eletrônico, além da entrada e saída de funcionários, o controle de horas extras, atrasos, faltas e folgas também é facilitado. Dessa forma, consegue-se garantir mais segurança e eficiência no fechamento da folha de pagamento. 

Conheça os relógios de ponto digital KL Quartz

Control ID Class: Relógio de ponto eletrônico em conformidade com a Portaria 1510 e certificado pelo INMETRO. Dispõe de uma tecnologia moderna que assegura a eficiência no registro de informações, com velocidade de impressão diferenciada. Possui capacidade para até 15 mil digitais e acompanha software de tratamento de ponto Control ID, além de web server embarcado.

Top Data Inner REP Plus: Ponto eletrônico biométrico em conformidade com a Portaria 1510 e certificação do INMETRO. Seu display touch screen (sensível ao toque) é fácil de ser manuseado e possui comunicação via TCP/IP ou USB, otimizando as operações para todos os usuários. 

Relógio de ponto IDCLASS V 373: Relógio de ponto biométrico em conformidade com a Portaria 373, possui a mesma tecnologia do REP IDCLASS, porém atende aos requisitos de empresas que não têm obrigatoriedade do registrador eletrônico com impressão de comprovante.
Seja qual for a necessidade da sua empresa, a KL Quartz tem a opção ideal para o registro de ponto. Para saber mais, navegue em nosso site ou entre em contato e converse com um de nossos especialistas.

 

 

Confiança atestada pelo mercado

Assistência Técnica Control ID

Assistência Técnica

Unica Assistência Técnica Total com tempo de resposta garantido de no máximo 72 horas.

Top of Mind

Top of Mind

Marca lembrada em pesquisa de mercado e qualidade relacionada ao segmento de relógio ponto.

Suporte Certificado

Suporte Certificado

Revenda Ouro Secullum com excelência no suporte ao Software de Gestão de Ponto e Acesso.

Tradição e qualidade

Tradição e qualidade

Mais de 100 mil relógios de ponto vendidos em 40 anos de história.

whatsapp