Saiba como o ponto eletrônico reduz os custos da empresa

Leia nosso BLOG

04/04/2022

Saiba como o ponto eletrônico reduz os custos da empresa

Saiba como o ponto eletrônico reduz os custos da empresa

Um assunto que é unanimidade entre gestores e empresários está relacionado às alternativas para reduzir custos. Pensar em soluções que aliam eficiência, funcionalidade e economia tornou-se essencial no cenário atual. E, entre as opções, o ponto eletrônico para o controle da jornada de trabalho tem muito a somar. Além de ser obrigatório para as empresas com mais de 10 funcionários, ele evita prejuízos e otimiza a rotina do setor de RH.

Quais as vantagens do ponto eletrônico?

Quando comparado ao registro de ponto manual ou mecânico, o ponto eletrônico proporciona muita facilidade para a rotina organizacional. Entre seus benefícios estão a assertividade e a eficiência no registro das informações. Com esse sistema é possível evitar falhas humanas, como a anotação de datas ou horários errados, o que pode interferir na boa gestão.

Se a intenção é garantir máxima segurança para a coleta de dados e registro de ponto, a empresa pode optar pelo ponto eletrônico biométrico. Diferente dos demais, que utilizam senha ou cartão, o sistema de biometria é inviolável, pois requer a impressão digital do trabalhador para acessar o sistema e marcar seu ponto.

Com um sistema adequado implantado, a empresa se beneficia, ainda, em outros fatores. Devido à facilidade de registro e acesso aos dados, a equipe do RH consegue se dedicar a outras funções, que de fato precisam do trabalho humano.

Além disso, na hora de fechar todas as folhas de pagamento ao fim do mês, o sistema gera um relatório completo de cada funcionário. Assim, é possível ter acesso a horas extras, faltas, folgas, férias e demais informações necessárias. Por isso, os erros de cálculo também reduzem, evitando prejuízos para a empresa.

E, como sabemos, os relatórios do relógio de ponto eletrônico podem ser utilizados como prova legal em processos trabalhistas, que são uma das maiores causas de prejuízos para as organizações na atualidade.

Custo-benefício do ponto eletrônico para empresas

Muitos empresários têm a ideia de que implementar um ponto eletrônico é caro e não vale a pena. Porém, é justamente o contrário. Ao optar por um sistema moderno e eficiente para o controle das jornadas de trabalho, o custo-benefício para a empresa é o que mais chama a atenção. O principal custo é, de fato, com a implantação do sistema e aquisição do equipamento. Após esse período inicial, podem ocorrer gastos

com manutenção e, claro, compra de bobina para a emissão dos comprovantes.

No entanto, os benefícios oferecidos pelo ponto eletrônico, como a funcionalidade e a segurança para a empresa, superam os valores gastos com a implantação. Além disso, é possível integrar o equipamento a um software de registro de ponto, adequando as necessidades da organização às funcionalidades disponíveis.

Mesmo para as pequenas empresas, essas soluções proporcionam mais agilidade e eficiência no fechamento das folhas de pagamento e oferecem mais assertividade no controle das jornadas de trabalho, banco de horas e outras informações importantes.

Leia também: Qual o tipo de catraca ideal para o seu negócio?

Na KL Quartz, trabalhamos com equipamentos seguros e certificados pelo INMETRO, afinal, a jornada de trabalho é assunto sério. Para saber mais sobre as opções de controle de ponto, clique aqui. Ou, se desejar, entre em contato com um de nossos colaboradores e esclareça todas as suas dúvidas.

 

 

Confiança atestada pelo mercado

Assistência Técnica Control ID

Assistência Técnica

Unica Assistência Técnica Total com tempo de resposta garantido de no máximo 72 horas.

Top of Mind

Top of Mind

Marca lembrada em pesquisa de mercado e qualidade relacionada ao segmento de relógio ponto.

Suporte Certificado

Suporte Certificado

Revenda Ouro Secullum com excelência no suporte ao Software de Gestão de Ponto e Acesso.

Tradição e qualidade

Tradição e qualidade

Mais de 100 mil relógios de ponto vendidos em 40 anos de história.

whatsapp