Trabalho híbrido: soluções para o controle de frequência dos colaboradores

Leia nosso BLOG

25/02/2023

Trabalho híbrido: soluções para o controle de frequência dos colaboradores

Trabalho híbrido: soluções para o controle de frequência dos colaboradores

Desde 2020, o mercado de trabalho passou por grandes mudanças devido à necessidade de isolamento social. Naquela época, muitas empresas precisaram se adequar e aderir ao home office para evitar a disseminação da doença. Porém, com o passar do tempo e o controle da pandemia, essa modalidade seguiu em vigor. Hoje em dia, o trabalho híbrido ainda gera dúvidas em relação ao controle de frequência dos colaboradores. Afinal, qual a melhor maneira de controlar a jornada de trabalho nesse tipo de situação? 

O que é trabalho híbrido?

Embora o trabalho híbrido seja bastante popular no exterior e em algumas empresas do Brasil, foi somente após 2020 que ele ganhou um espaço maior no país. Podemos entender como trabalho híbrido aquele modelo em que o colaborador se divide entre jornadas de trabalho presencial e jornadas home office.

Em geral, a combinação pode variar entre cada empresa e seus funcionários, mas o comum é estabelecer uma quantidade de dias por semana em que é preciso ir à sede da empresa. Já nos demais, o trabalho pode ser realizado de forma remota. Nesse último caso, o trabalhador pode tanto trabalhar de casa, como em qualquer outro local, desde que tenha acesso aos recursos necessários. 

Embora essa modalidade venha facilitando a rotina de muitos profissionais, é inegável que ainda existem muitas dúvidas em relação às suas características burocráticas. No caso dos gestores, é fundamental entender quais são as melhores práticas para o trabalho híbrido. Assim como torna-se imprescindível utilizar recursos que garantam a transparência nas relações profissionais. Uma das grandes questões é em relação ao cumprimento da jornada de trabalho.

Afinal, qual a melhor maneira de controlar a frequência dos funcionários em uma jornada híbrida ou remota? O importante é saber que existem ferramentas adequadas para isso, que favorecem as boas práticas e garantem eficiência e segurança para ambas as partes. Pois, embora o teletrabalho tenha surgido de modo a simplificar e otimizar as tarefas, é importante mantê-lo regularizado. 

Anywhere office: você já ouviu falar?

Outro termo recorrente no mercado de trabalho é o anywhere office, que ganhou força após a pandemia de 2020. Nessa modalidade, significa dizer que o profissional poderá trabalhar de qualquer local, não necessariamente da sua casa ou empresa. Isso representa mais autonomia e liberdade para o colaborador, embora não diminua suas responsabilidades, claro.

Afinal, para trabalhar dessa maneira é fundamental manter uma rotina regrada, garantindo o desenvolvimento das tarefas de maneira adequada e satisfatória. No entanto, assim como o trabalho híbrido, o anywhere office requer soluções personalizadas para o controle da jornada.

Nessa situação, quando o colaborador possui vínculo empregatício e há necessidade de registrar seus horários de entrada e saída, a dica é investir em um app para gestão de ponto.

Como controlar jornadas no trabalho híbrido?

Como estamos falando de uma modalidade de trabalho que mescla períodos in loco, ou seja, dentro da empresa, com momentos de trabalho remoto, a tecnologia deve ser empregada para favorecer o controle. Assim, existem sistemas e aplicativos capazes de realizar essa função de forma assertiva e eficiente, colaborando para o cumprimento das jornadas de trabalho.

Antes de mais nada, é importante que a empresa avalie as suas demandas internas, a fim de escolher a melhor solução. Assim, deve-se considerar a quantidade de funcionários, bem como a necessidade de controle de ponto à distância. Por exemplo, existem soluções indicadas para aqueles trabalhadores que atuam na estrada, como representantes comerciais e motoristas.

Nesses casos, nem sempre o colaborador tem acesso à internet para que seja possível utilizar um aplicativo comum para celular. Então, a solução adotada deve ser uma adequada para essa realidade. Muitas vezes, caberá ao empregador fornecer os dispositivos para esse registro. Ou seja, tudo vai depender das demandas internas de cada empresa.

Agora, no caso dos funcionários que atuam em casa, com acesso ao computador e à internet, o registro de ponto pode ser facilitado. Assim como na sede da empresa, o relógio de ponto pode ser integrado a um software, que contabiliza as horas e as armazena, para então repassar ao RH para o fechamento da folha. Essa gestão, embora necessite do trabalho humano pontualmente, é realizada de maneira automática pelo sistema.

Nessas situações, existem softwares com acesso via aplicativo no celular, permitindo que o funcionário registre seu horário de chegada e saída aonde quer que esteja. Utilizar um sistema moderno e atualizado faz toda a diferença na hora de controlar a jornada de trabalho e avaliar a produtividade da equipe. Assim, seja presencialmente ou nos dias de trabalho remoto, a empresa conseguirá manter um padrão de monitoramento.   

Cultura empresarial: um novo olhar para a nova realidade

Agora, cabe ressaltar a importância da cultura empresarial neste novo momento do mercado de trabalho. Afinal, ao aderir ao trabalho híbrido ou mesmo às atividades totalmente remotas, é fundamental que o gestor esteja aberto a mudanças. Isso significa dizer que, em muitos casos, mais vale a produtividade e o desempenho do trabalhador, do que uma cobrança sobre os seus horários. 

Os desafios na jornada híbrida influenciam diretamente nos resultados da empresa. Porém, com o devido cuidado é possível gerenciar de forma eficiente a frequência dos funcionários, garantindo um ambiente de trabalho agradável e ético. Para isso, como vimos, a tecnologia é a grande aliada, seja da empresa, seja do colaborador. Existem soluções especializadas nesse tipo de demanda, o que garante mais assertividade para o controle de entrada e saída, mesmo que à distância. 

Também é válido destacar a necessidade de oferecer as ferramentas adequadas para o desenvolvimento das tarefas fora do ambiente organizacional. Ou seja, caso o trabalho híbrido parta da empresa, é necessário oferecer equipamentos e dispositivos adequados para a sua equipe. Tudo isso contribui para a melhoria constante nas atividades, além de motivar os trabalhadores. 

Quais as vantagens do software de controle de horas no trabalho híbrido?

O controle de ponto eletrônico, como sabemos, é uma inovação que vem proporcionando cada vez mais benefícios para o empregador e seus funcionários. A partir de um sistema homologado, é possível usufruir de mais assertividade e eficiência, reduzindo erros de cálculos, por exemplo.

Hoje em dia, tudo pode ser integrado, de modo que o registro de ponto de um funcionário automaticamente entre para o sistema. Ao fazer a gestão do ponto, a pessoa responsável consegue transferir todos os relatórios diretamente para a folha de pagamento. Ou seja, todos os cálculos são feitos pelo próprio programa, o que evita falhas, pagamentos e descontos indevidos. 

O ponto eletrônico, assim, veio para facilitar a rotina organizacional, além de garantir a segurança necessária para todos os usuários. Com o software adequado, o relógio de ponto eletrônico pode ser acessado diretamente por um aplicativo no celular do empregado. Dessa forma, ele pode registrar seus horários de entrada e saída, bem como enviar documentos, justificativas e atestados, diretamente pela plataforma.

Marcação de ponto com segurança e eficiência

Para maior segurança, existem versões com reconhecimento biométrico, digital ou facial, além da geolocalização, calendário e relógio atualizados. Isso garante a segurança completa do sistema, registrando exatamente o horário e a localização do usuário no momento de “bater seu ponto”.

Em contrapartida, o gestor e o responsável pelo RH podem acessar em tempo real os registros, abrir relatórios e avaliar o desempenho e a produtividade de cada funcionário. 

Até mesmo controle de férias, folgas ou o famoso day off podem ser gerenciados a partir do sistema de gestão de ponto. Com isso, a empresa ganha mais agilidade nas suas questões burocráticas, evitando o descumprimento da legislação trabalhista, inclusive.

Se você quer saber mais sobre esse assunto, vale a pena conferir o artigo sobre Controle de Férias com Relógio de Ponto em nosso blog.

Por que implementar o RHID para o registro de ponto na sua empresa?

Um dos sistemas mais utilizados pelos empresários é o RHID. Trata-se de um software inovador e moderno, que está totalmente adequado às novas leis trabalhistas. Para facilitar o uso, ele possui aplicativo mobile disponível tanto para Android, quanto para iOS. Assim, os colaboradores poderão facilmente usá-lo em seus dispositivos móveis. 

Leia também: Saiba como funciona o registro de ponto por aplicativoVocê sabia que a KL Quartz é referência em relógio de ponto e softwares para tratamento de ponto? Para saber qual o modelo mais indicado para a sua empresa ou descobrir outros sistemas que podem facilitar a sua rotina, entre em contato agora mesmo. Temos a solução ideal para todo tipo de negócio.

 

 

Confiança atestada pelo mercado

Assistência Técnica Control ID

Assistência Técnica

Unica Assistência Técnica Total com tempo de resposta garantido de no máximo 72 horas.

Top of Mind

Top of Mind

Marca lembrada em pesquisa de mercado e qualidade relacionada ao segmento de relógio ponto.

Suporte Certificado

Suporte Certificado

Revenda Ouro Secullum com excelência no suporte ao Software de Gestão de Ponto e Acesso.

Tradição e qualidade

Tradição e qualidade

Mais de 100 mil relógios de ponto vendidos em 40 anos de história.

whatsapp