catraca para controle de acesso em escritório

Leia nosso BLOG

02/12/2019

Controle de acesso em escritórios: conheça as opções!

Controle de acesso em escritórios: conheça as opções!

Com o aumento da violência nos grandes centros, prezar pela segurança se tornou uma prática indispensável no dia a dia. Não só as residências, mas organizações privadas, repartições públicas, clubes e escolas estão investindo seus recursos para oferecer maior segurança em tempo real. No mundo corporativo, gestores têm buscado soluções eficientes para o controle de acesso em escritórios e empresas.

Aliás, soluções voltadas à segurança em empresas e escritórios são essenciais nos dias de hoje. Conforme um levantamento do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR), anualmente os estabelecimentos comerciais no Brasil enfrentam prejuízos de aproximadamente R$ 1 bilhão devido a roubos e furtos.

Por isso, para impedir que pessoas mal-intencionadas acessem um escritório, a solução mais adequada é investir em dispositivos tecnológicos para aumentar a segurança e a tranquilidade no dia a dia.

O que é controle de acesso?

O controle de acesso é um mecanismo que permite ou não a entrada de pessoas e veículos em um determinado local. O sistema é utilizado em condomínios residenciais, comerciais, empresas e indústrias, pois colabora com a segurança do estabelecimento. No caso dos escritórios, ele pode ser realizado de diferentes maneiras, seja com catraca ou identificador multifuncional. Outra opção é a fechadura digital com senha numérica ou biometria.

Como o próprio nome sugere, o controle de acesso permite um controle total e eficiente sobre o fluxo de pessoas no escritório. Com ele, é possível autorizar ou bloquear a entrada de indivíduos, bem como registrar os horários de entrada e saída de visitantes e os locais acessados. Isso favorece o controle interno da organização e evita que pessoas indesejadas ou não-autorizadas circulem pela empresa.

O controle de acesso na prática…

Vamos pensar, em algum momento você já deve ter ido a um show, jogo de futebol ou espetáculo em um grande centro de eventos, certo? Ou mesmo em uma reunião ou consulta médica em um centro empresarial. Se você já vivenciou alguma dessas situações, certamente já precisou lidar com algum formato de controle de acesso.

Em locais com maior fluxo de pessoas, como estádios de futebol ou edifícios comerciais, o controle de acesso geralmente é realizado por catracas ou cancelas, no caso de veículos. Isso tudo envolve o sistema de controle de acesso, liberando a entrada apenas de pessoas autorizadas.

Quais as vantagens do controle de acesso?

Por se tratar de um dispositivo de segurança, o controle de acesso em escritórios leva mais proteção para o estabelecimento e seus colaboradores. Com um sistema eficiente para controle de entrada e saída de pessoas, a gestão de pessoas e o monitoramento do fluxo na empresa são favorecidos. 

Atualmente, o mercado da segurança tem opções que aliam inovação e tecnologia para otimizar a rotina dos clientes. Por isso é vantajoso investir em um sistema de controle de acesso em escritórios. Além da segurança, que é aspecto fundamental, ele deixa a rotina mais prática, já que pessoas previamente cadastradas têm acesso liberado ao local. Assim, somente visitantes e fornecedores, por exemplo, precisam da liberação ao chegar no local.

Como funciona o controle de acesso?

O controle de acesso deve ser instalado na entrada do escritório ou empresa, assim, funcionará como um regulador do fluxo de pessoas. O dispositivo pode liberar ou barrar a entrada de indivíduos, bloqueando a abertura de portas ou portões, por exemplo. No caso de escritórios, soluções instaladas junto à porta de entrada são ideais, pois somente pessoas previamente cadastradas têm acesso liberado.

Para liberar a entrada, elas devem digitar uma senha numérica, aproximar o cartão ou tag de acesso ou, ainda, realizar a leitura biométrica por digital ou reconhecimento facial. Os dispositivos estão cada vez mais modernos, contribuindo para a segurança empresarial. Assim, logo que o dispositivo reconhecer a senha, fará a liberação da porta.

No caso de visitantes, clientes, fornecedores ou outras pessoas que não tenham acesso previamente liberado, a entrada pode ocorrer de duas maneiras. Uma delas é pela autorização prévia, já que muitos sistemas permitem gerar um código de acesso com validade. Assim, a pessoa responsável gera a senha ou QR-Code, por exemplo, e o visitante é liberado ao aproximar o código do leitor. No caso de pessoas sem o código cadastrado, a autorização pode ser feita manualmente pelo interfone, por exemplo.

Por que instalar controle de acesso em escritórios?

Como se pode ver, o controle de acesso oferece vantagens para muitos tipos de empresas. Seja em shoppings, estádios de futebol ou mesmo em centros comerciais, o sistema pode ser utilizado para controlar o fluxo de pessoas e evitar que indivíduos não-autorizados entrem no local. Por isso, existem diferentes mecanismos que podem ser aplicados, considerando o grau de complexidade do espaço. 

Nos escritórios, o controle de acesso pode ser instalado na porta de entrada principal. Assim, todos os colaboradores têm acesso garantido de forma ágil e eficiente no dia a dia. O modo de uso pode variar conforme o local, mas em geral a senha numérica ou biometria são os mais utilizados. Afinal, assim não há imprevistos como chaves esquecidas. 

Proteção em diferentes esferas

Outro ponto interessante do controle de acesso em escritórios é a possibilidade de instalar o dispositivo em áreas internas da empresa. Por exemplo, caso haja uma sala de acesso restrito, como a sala do financeiro ou do diretor, o controle de acesso impedirá que colaboradores não-autorizados entrem no local. Isso é importante principalmente no caso de ambientes com documentos ou informações sigilosas, que o vazamento de dados pode ser prejudicial. Ou seja, o controle de acesso contribui para a proteção ao patrimônio intelectual e tecnológico da empresa.

Com o controle de acesso em escritórios, também fica mais fácil localizar pessoas internamente, uma vez que o dispositivo consegue registrar as áreas acessadas com facilidade. Além disso, é possível analisar os relatórios gerados em um determinado período, verificando informações que podem ser importantes em um momento futuro.

Dispositivos para controle de acesso em escritórios

Controlador de acesso IDFLEX

Para quem busca um dispositivo com excelente custo-benefício, certamente o Controlador de Acesso IDFLEX é a solução ideal. Ele oferece segurança e tecnologia com o menor custo do mercado. O equipamento tem design moderno e pode ser facilmente instalado em escritórios que precisam controlar o acesso de pessoas no dia a dia. 

O IDFLEX tem uma proposta inovadora, aliando a lógica de operação de controladores de acesso IDACESS e IDFIT. Assim, se torna um recurso prático e eficiente para a abertura de portas em empresas de diferentes segmentos. Aliás, seu módulo de acionamento de portas é externo ao equipamento, assim, aumenta a segurança durante o uso. Essa solução reduz as chances de arrombamentos ou manipulação irregular do sistema.

O controle de acesso IDFLEX tem software web embarcado para que os registros sejam acessados sempre que necessário. Isso permite cadastrar usuários, liberar ou bloquear acessos previamente e, ainda, criar regras personalizadas para liberação de pessoas, como a restrição no período de férias

Controle de acesso Facial IDFACE

Com sistema de reconhecimento facial e design moderno, o Controle de Acesso IDFACE é capaz de detectar rostos inclusive portando máscaras. Outro diferencial importante é sua capacidade de detectar rostos vivos, ou seja, não é possível burlar o sistema com fotos ou vídeos. 

Ideal para instalação em escritórios e empresas, ele ajuda a monitorar o fluxo de pessoas, além de autorizar, bloquear ou restringir a entrada em um determinado período, como nas férias do colaborador. Importante ressaltar que além do reconhecimento facial, o dispositivo pode ser acessado por aproximação de tag, cartão ou senha numérica.

Controle de acesso multifuncional IDACESS – IDFIT

Esse modelo de controle de acesso funciona a partir da identificação do usuário via impressão digital, aproximação de crachá ou inserção de senha em seu display touch screen. Entre os diferenciais do IDACESS está a alta velocidade de registro, permitindo maior agilidade no dia a dia, principalmente nos horários de início e fim de expediente. Aliás, estamos falando do equipamento líder na linha de acesso da marca Control ID nas versões com biometria.

Esse controle de acesso é ideal para escritórios, já que realiza liberações e bloqueios prévios, além de contar com a função de gerenciamento de acesso. O equipamento tem design compacto e moderno, com menos de 20 centímetros de altura e capacidade para registro de até 1 milhão de usuários. No caso do IDFIT, o diferencial fica por conta da instalação, que pode ser embutida na parede ou no espaço de um interruptor.

Controlador de acesso IDFLEX IP65

O controle de acesso IDFLEX IP65 é uma versão do tradicional equipamento IDFLEX, porém com a possibilidade de ser instalado em áreas externas, já que possui proteção contra água e poeira. Nesse caso, pode ser utilizado em escritórios que possuem a entrada principal voltada para a rua e não em um edifício comercial, por exemplo.

Com a proteção localizada sobre o leitor biométrico, o equipamento se torna resistente à umidade, ideal para áreas que ficam expostas à chuva. Além disso, é resistente à poeira, sem que ela prejudique sua capacidade de reconhecer digitais. O dispositivo possui software web embarcado, o que facilita a gestão dos acessos pela pessoa responsável. Para otimizar a rotina no escritório, sua função de regras personalizadas de acesso é essencial. Afinal, com isso o gestor pode definir horários de entrada e saída para grupos de pessoas, evitando o acesso fora do horário de expediente ou nas férias. 

Fechadura digital IDLOCK

Uma versão de controle de acesso para escritórios é a fechadura digital IDLOCK, afinal, garante segurança e tranquilidade na rotina empresarial. O dispositivo tem design moderno e sistema inovador, com liberação e bloqueio de acesso em áreas restritas. Ou seja, é ideal para ser instalado em salas dentro do escritório, nas quais o acesso precisa ser controlado. Com a fechadura eletrônica, somente usuários com senha ou biometria cadastradas podem abrir a porta.

Um detalhe interessante é a possibilidade de liberar o acesso a partir de um dispositivo bluetooth. Isso representa mais modernidade, eficiência e praticidade no dia a dia de qualquer organização. Para quem precisa de uma solução com recursos extras, há modelos de fechaduras digitais com monitoramento remoto via dispositivo, permitindo o gerenciamento à distância. Os dados são salvos em nuvem ou com possibilidade de software embarcado.

Leia também: Qual o melhor software para controle de acesso em pequenas empresas?

Pensando em implementar controle de acesso no seu escritório? Conte com a KL Quartz!

Se você quer investir na segurança da sua empresa, conheça os sistemas da KL Quartz. Aqui, temos a solução ideal para o seu escritório. Confira nossa linha completa de controle de acesso ou converse com um de nossos colaboradores agora mesmo.

 

 

Confiança atestada pelo mercado

Assistência Técnica Control ID

Assistência Técnica

Unica Assistência Técnica Total com tempo de resposta garantido de no máximo 72 horas.

Top of Mind

Top of Mind

Marca lembrada em pesquisa de mercado e qualidade relacionada ao segmento de relógio ponto.

Suporte Certificado

Suporte Certificado

Revenda Ouro Secullum com excelência no suporte ao Software de Gestão de Ponto e Acesso.

Tradição e qualidade

Tradição e qualidade

Mais de 100 mil relógios de ponto vendidos em 40 anos de história.

whatsapp