Controle de acesso e relógio ponto

Leia nosso BLOG

03/06/2024

Tendências em Tecnologias para Controle de Acesso e Relógio Ponto

Tendências em Tecnologias para Controle de Acesso e Relógio Ponto

As novas tecnologias estão presentes nos sistemas de controle de acesso e relógio ponto. Nestes dispositivos, recursos como identificação biométrica, reconhecimento facial ou integração com computadores e smartphones.

Em escolas, hospitais, condomínios ou prédios comerciais, o controle de acesso alcança um novo patamar em segurança. As credenciais para entrar nesses espaços, públicos ou privados, são feitas a partir da biometria ou do reconhecimento facial.

O popular e tradicional relógio ponto, obrigatório em empresas com 10 funcionários, está conectado aos softwares de computadores e aplicativos de smartphones. Com a conexão Wi-Fi, além de registrar a entrada e saída, produz relatórios automaticamente, ajudando o setor de recursos humanos.

Para colaboradores em home office ou em atividades externas, tem aplicativos para smartphones com função de relógio ponto. Agora, as organizações acompanham toda jornada com mais confiabilidade, mesmo com o profissional ausente no ambiente presencial.

Neste conteúdo, iremos abordar como as novas tecnologias trazem inovações em controle de acesso e relógio ponto.

Biometria Avançada e Reconhecimento Facial na Segurança de Acesso

A biometria digital é facilmente visível em nosso cotidiano. É uma forma de desbloquear o celular ou liberar o saque em um caixa eletrônico. Também faz parte das eleições no Brasil, que usa o método para identificar cada eleitor.

O reconhecimento facial também é usado para desbloquear o celular. Ainda, no mesmo dispositivo, os aplicativos de bancos usam o método para validar as informações de usuários. Com o ensino à distância, o formato de identificação permite controlar quem entra em uma sala on-line.

Na segurança de acesso, a biometria e o reconhecimento facial estão disponíveis nas catracas ou identificadores multifuncionais. O controle de acesso usa um desses dispositivos para identificar se a pessoa tem permissão para entrar no local.

Os sistemas de controle de acesso são essenciais para garantir um ambiente seguro. Com eles, as entidades, privadas ou públicas, têm mais capacidade de monitorar a circulação de pessoas, em locais restritos ou de uso comum. Por consequência disso, são tão utilizados em condomínios residenciais, escolas, hospitais e prédios comerciais.

Explorando as Últimas Inovações em Identificação Biométrica e Reconhecimento Facial para Controle de Acesso

O mercado de controle de acesso traz tecnologias de identificação biométrica e de reconhecimento facial nas catracas e nos identificadores multifuncionais. 

Cada tipo de dispositivo tem especificações técnicas únicas. Enquanto alguns usam apenas uma das tecnologias, existem aparelhos que combinam as duas. 

Para que conheça, separamos modelos de catracas e  identificadores multifuncionais, com capacidade de identificação biométrica ou reconhecimento facial. 

O primeiro é o identificador multifuncional com reconhecimento facial. Chamado de Controlador de Acesso IDFace, detecta rostos vivos, além de autenticar pessoas de máscara. Tem capacidade para identificar até 10 mil faces. 

Na sequência, temos o identificador com tecnologia biométrica: é o Controlador de Acesso Multifuncional IDAcess. Este dispositivo armazena até 1 milhão de usuários, tem design moderno e prático, além de display com touch screen. 

Agora, conheça as inovações presentes nas catracas. Primeiro, temos a Catraca Eletrônica Control ID Block. É um sistema de controle de acesso que identifica o usuário por biometria, além de senha ou crachá. Possui capacidade para registro de 100 mil digitais on-line e 2000 off-line. 

Por último, temos a catraca com tecnologia de reconhecimento facial. Ela combina o modelo Control ID Block e o identificador multifuncional IDFace. Assim, se torna um aparelho capaz de trazer muita tecnologia e segurança no controle de acesso. 

Conforme explicamos até esta parte, as tecnologias revolucionam o controle de acesso e o relógio ponto. Depois de entender o impacto delas na segurança de acesso, é a hora de conhecer como contribui para o controle de ponto.

Internet das Coisas (IoT) e Integração de Dispositivos no Controle de Ponto

Nos últimos anos, a Internet das Coisas (IOT) contribui para grande parte das inovações tecnológicas. A IOT, de forma bastante resumida, conceitua a conexão de objetos físicos aos sensores, softwares e outros dispositivos para compartilhamento de informações pela internet. Pelo impacto em empresas e nas atividades cotidianas, a Internet das Coisas é considerada umas das principais inovações do século XXI.

Por outro lado, o controle de ponto é uma atividade antiga e bastante comum em grande parte das organizações, sejam privadas ou públicas. A sua função é bastante conhecida, pois é com o relógio de ponto, que a empresa monitora o horário de entrada e de saída dos colaboradores.

Aliás, no Brasil, o relógio ponto é uma obrigatoriedade em empresas com no mínimo 10 funcionários. As inovações tecnológicas uniram a Internet das Coisas e o controle de relógio ponto.

Sabia que é possível registrar o ponto em sua casa ou durante alguma atividade externa? Tudo sem precisar ir até o ambiente presencial da empresa?

Com a pandemia, muitas empresas precisaram adotar o modelo de trabalho home office. Além disso, tem os profissionais da construção civil ou representantes comerciais, que têm uma rotina de atividades externas.

Como a Internet das Coisas e a Integração de Dispositivos Estão Revolucionando os Sistemas de Controle de Acesso e Relógio Ponto

A integração da Internet das Coisas e dos Sistemas de Controle de Ponto trouxe importantes inovações tecnológicas para colaboradores e empresas. Agora, é possível fazer registros de atividades por aplicativos de smartphones, usando o reconhecimento facial ou a geolocalização.

Outro ponto positivo desta integração é o armazenamento em nuvem. Todas as informações ficam salvas para acesso em qualquer lugar e momento. O recurso permite o monitoramento das atividades, que vão ajudar nas tomadas de decisões dos gestores. 

Ainda, neste aspecto de gestão do setor de recursos humanos, as tecnologias incluem a inteligência artificial. A partir dela, é possível analisar com mais agilidade e fornecer relatórios pelos dados salvos no sistema de ponto. 

Com esses dados organizados mais rapidamente, as empresas podem identificar, por exemplo, problemas de produtividade, que impactam no cumprimento de prazos dos profissionais. Como pode perceber, as novas tecnologias revolucionam o controle de acesso e relógio ponto.

Procurando por soluções de ponta em controle de acesso e relógio ponto? Não procure mais!

A KL Quartz, com mais de 40 anos de experiência, oferece uma linha completa de produtos de controle de acesso e relógio ponto, que trazem as últimas tendências em tecnologias, incluindo identificação biométrica, reconhecimento facial e integração com smartphones e computadores. 

Entre em contato com a nossa equipe agora mesmo. Descubra como podemos atender às necessidades únicas da sua empresa com eficiência e inovação!

 

 

Confiança atestada pelo mercado

Assistência Técnica Control ID

Assistência Técnica

Unica Assistência Técnica Total com tempo de resposta garantido de no máximo 72 horas.

Top of Mind

Top of Mind

Marca lembrada em pesquisa de mercado e qualidade relacionada ao segmento de relógio ponto.

Suporte Certificado

Suporte Certificado

Revenda Ouro Secullum com excelência no suporte ao Software de Gestão de Ponto e Acesso.

Tradição e qualidade

Tradição e qualidade

Mais de 100 mil relógios de ponto vendidos em 40 anos de história.

whatsapp