Segurança em estacionamentos: reconhecimento facial para controle de acesso de veículos

Leia nosso BLOG

14/06/2023

Segurança em estacionamentos: reconhecimento facial para controle de acesso de veículos

Segurança em estacionamentos: reconhecimento facial para controle de acesso de veículos

A segurança em estacionamentos e garagens requer soluções aprimoradas. Afinal, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios (PNAD) divulgada pelo IBGE no fim de 2022, o Brasil registrou aproximadamente 64 roubos e furtos de veículos por hora no último ano.

Nesse cenário, o reconhecimento facial para controle de acesso de veículos vem sendo cada vez mais utilizado, tanto em estacionamentos residenciais, quanto comerciais. Trata-se de uma solução que alia tecnologia, comodidade e rapidez, evitando longos períodos de espera para a liberação do portão. Entenda mais sobre essa solução a seguir.

Cuidados ao entrar na garagem ou estacionamento

Também chamado de “crime de oportunidade” o assalto a quem está entrando ou saindo de uma garagem ou estacionamento preocupa motoristas de todo o Brasil. Somente em 2022 foram registradas 564 mil ocorrências relacionadas a roubo e furto de carros e motos. E muitos desses crimes ocorrem justamente enquanto o motorista aguarda a liberação do portão de acesso. 

É importante pensar em soluções para deixar a entrada e saída de veículos mais segura e tranquila. Além disso, a solução implementada deve garantir mais proteção para o ambiente interno, evitando que pessoas não autorizadas tenham acesso ao local. Não é raro notícias que mostram criminosos se passando por moradores ou funcionários para entrar em um edifício a partir do portão da garagem.

Por isso, é necessário investir em equipamentos que aliam tecnologia e eficiência para evitar situações de alto risco. Somado a isso, existem alguns cuidados que devem ser tomados ao entrar em uma garagem ou estacionamento, a fim de garantir a segurança do motorista e seus passageiros. Em especial, atente-se a esses:

1. De olho no ambiente

Ao chegar na garagem, observe o ambiente e fique atento a movimentações suspeitas. Se notar algo estranho ou fora do normal, evite entrar, dê uma volta ou busque ajuda.

2. Portas trancadas e vidros fechados

Enquanto aguarda a abertura do portão, seja para entrar ou sair do estacionamento, mantenha as portas do carro trancadas e permaneça com os vidros fechados. Isso pode evitar que alguém entre no carro enquanto você está distraído.

3. Não deixe objetos de valor à vista

Não deixe objetos de valor à vista dentro do carro, como celulares, mochilas, bolsas e carteiras. Sempre que precisar deixar algo no veículo, opte por guardar no porta-malas ou sob o banco.

Qual o melhor controle de acesso para veículos?

Seja em um condomínio residencial ou em edifícios comerciais, optar pela instalação de um controle de acesso para veículos faz toda a diferença. Afinal, o objetivo é garantir máxima segurança para os moradores ou funcionários do local. 

Os equipamentos que fazem a liberação por biometria, sendo das digitais ou mesmo o reconhecimento facial, são os mais eficientes. São dispositivos indicados para locais que precisam de uma experiência aprimorada, totalmente voltada à comodidade, praticidade e segurança na rotina. Em muitos casos, podem ser aplicados softwares que garantem uma gestão ainda mais eficiente dos dados coletados pelo controlador de acesso.

Tecnologia no controle de acesso de veículos

Como vimos, é importante contar com soluções tecnológicas para aprimorar o controle de acesso de veículos em condomínios residenciais e comerciais. Em geral, esse tipo de solução ajuda a realizar uma liberação rápida e imediata de pessoas autorizadas, reduzindo o tempo de espera.

Quais as vantagens do controle de acesso em estacionamentos e garagens?

O controle de acesso para veículos oferece inúmeras vantagens para estacionamentos e garagens. A segurança dos usuários, é claro, é a principal. Mas além dela existem outras funcionalidades que garantem uma rotina mais organizada e tranquila. Veja:

1. Controle de fluxo

O controle de acesso permite monitorar o fluxo de veículos e evitar a superlotação, principalmente quando falamos em estacionamentos rotativos, como aqueles localizados em shoppings. Isso melhora a segurança dos motoristas, além de reduzir o tempo de espera para entrar ou sair do estacionamento.

2. Melhoria na gestão

Com o controle de acesso, é possível ter um registro dos veículos que entram e saem do estacionamento, bem como a duração da estadia. Isso pode ser útil para a gestão do espaço, manutenção e faturamento. Além do mais, o controle de acesso com reconhecimento facial permite identificar os moradores ou funcionários que acessaram a garagem, registrando os horários exatos de entrada e saída.

3. Maior comodidade

O controle de acesso é sinônimo de comodidade e praticidade no dia a dia. Principalmente quando falamos em controle de acesso com reconhecimento facial. Afinal, o dispositivo reconhece de maneira automática o motorista do carro, garantindo uma experiência mais conveniente e rápida.

Reconhecimento facial para controle de acesso de veículos 

Como sabemos, a biometria é uma tecnologia promissora que está sendo cada vez mais utilizada para a segurança em estabelecimentos residenciais e comerciais. Como uma solução eficiente para o controle de acesso de veículos, o reconhecimento facial é implementado em empresas, condomínios e também em estacionamentos privados.

Graças ao sistema tecnológico, essa solução permite a entrada e saída de veículos por meio de uma câmera que captura imagens do rosto do motorista e as compara com as informações armazenadas em um banco de dados. Por isso, uma das principais vantagens do reconhecimento facial para controle de acesso de veículos é a segurança. 

O sistema evita fraudes, como o uso de cartões de acesso clonados, por exemplo. Além disso, a tecnologia é mais rápida e eficiente do que outros métodos de controle de acesso, como chaves ou senhas numéricas. A facilidade de uso é outro diferencial, já que o motorista não precisa fazer nada além de posicionar o rosto na frente da câmera para que o sistema reconheça as informações e permita a entrada.

Automaticamente, isso diminui o tempo de espera e reduz riscos ao agilizar o processo de entrada e saída de veículos. Para quem busca soluções sustentáveis e econômicas, o controle de acesso com reconhecimento facial também é indicado. Afinal, o dispositivo não requer a produção e distribuição de tags, cartões de acesso ou outras formas de identificação.

Leia também: Quais os benefícios do controle de acesso por reconhecimento facial?

Potencializando a segurança no estacionamento ou garagem

É importante destacar que a segurança obtida com o reconhecimento facial para controle de acesso de veículos pode ser potencializada a partir da integração com soluções complementares. Entre elas está a instalação de câmeras de vigilância, alarmes ou mesmo de um sistema de backup de dados, para evitar possíveis falhas no sistema. Assim, além de proteger a entrada e saída dos veículos, é possível oferecer mais tranquilidade aos usuários.

LGPD e reconhecimento facial para controle de acesso

Embora o reconhecimento facial seja uma das tecnologias mais avançadas no que se refere ao controle de acesso de veículos, é importante ressaltar que seu uso requer adequação em relação à privacidade. Afinal, ele envolve a coleta e o armazenamento de dados biométricos dos usuários.

Por isso, é fundamental garantir que os sistemas de reconhecimento facial sejam seguros e estejam em conformidade com as leis vigentes. Como sabemos, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) estabelece regras para a coleta, armazenamento, processamento e compartilhamento de dados pessoais. Isso inclui dados sensíveis, como os dados biométricos utilizados no reconhecimento facial para controle de acesso em estacionamentos e garagens.

Dessa forma, para garantir a conformidade com a LGPD no uso do reconhecimento facial para controle de acesso de veículos em estacionamentos e garagens, as empresas devem implementar medidas de segurança adequadas. É fundamental obter o consentimento explícito dos usuários, fornecer informações claras e precisas sobre o uso dos dados biométricos e permitir o acesso, correção e exclusão dos dados sempre que solicitado pelo usuário.

Reconhecimento facial para controle de acesso de veículos vale a pena?

Em resumo, o controle de acesso para veículos com reconhecimento facial é uma tecnologia inovadora e segura. Em especial, ela oferece vantagens importantes para empresas e condomínios que optarem pela sua implementação. Trata-se de uma solução moderna, que tem como foco a segurança e a agilidade no dia a dia, melhorando o fluxo de veículos.

Antes de optar pela instalação do reconhecimento facial para controle de acesso de veículos, é importante avaliar a necessidade do local, bem como suas principais características e demandas. E isso pode ser feito com a ajuda de uma empresa especializada em controle de acesso, como a KL Quartz, uma empresa gaúcha que há mais de 30 anos atua nesse segmento em todo o país.

Leia também: Qual o melhor software para controle de acesso em pequenas empresas?

Para conhecer todas as soluções disponíveis e encontrar aquela que melhor se adapta à necessidade do seu condomínio ou empresa, entre em contato e converse agora mesmo com um de nossos consultores.

 

 

Confiança atestada pelo mercado

Assistência Técnica Control ID

Assistência Técnica

Unica Assistência Técnica Total com tempo de resposta garantido de no máximo 72 horas.

Top of Mind

Top of Mind

Marca lembrada em pesquisa de mercado e qualidade relacionada ao segmento de relógio ponto.

Suporte Certificado

Suporte Certificado

Revenda Ouro Secullum com excelência no suporte ao Software de Gestão de Ponto e Acesso.

Tradição e qualidade

Tradição e qualidade

Mais de 100 mil relógios de ponto vendidos em 40 anos de história.

whatsapp