professora em sala de aula _ relógio de ponto para escolas

Leia nosso BLOG

07/06/2023

2 modelos de relógio de ponto para escolas e universidades

2 modelos de relógio de ponto para escolas e universidades

Fazer a gestão das jornadas de trabalho em instituições de ensino nem sempre é tarefa fácil. Afinal, são diferentes turnos e escalas, além disso, cada profissional tem horários a seguir. Por se tratar de uma função complexa, é preciso escolher bem o melhor relógio de ponto para escolas e universidades. Para auxiliar nessa missão, vamos apresentar os dispositivos mais adequados para essa necessidade.

Jornada de trabalho em instituições de ensino

Não é novidade para ninguém que a jornada de trabalho nas instituições de ensino possui particularidades que devem ser observadas. Para o setor administrativo e RH, a gestão de professores requer atenção especial. Afinal, qual a melhor maneira de controlar o horário de entrada e saída dos profissionais, se cada um possui sua própria escala?

Para auxiliar nessa demanda, é fundamental lançar mão de soluções que aliam tecnologia e eficiência. E mais: é preciso contar com dispositivos flexíveis, que permitem a inserção de diferentes jornadas. Caso isso não ocorra, ao fim do mês o RH terá grande dificuldade em fazer o fechamento da folha de pagamento.

Jornada de trabalho de professores: o que diz a lei?

Não existe uma regra única que estabeleça a jornada de trabalho dos professores. Isso porque ela pode ser alterada conforme o tipo de contrato celebrado. Além disso, tudo vai depender da instituição de ensino contratante. Porém, um detalhe é importante ter em mente. Veja a seguir.

Até a reforma trabalhista de 2017, um professor poderia lecionar até quatro aulas consecutivas por dia em uma única instituição. Ou, ainda, seis aulas intercaladas diariamente. Após a reforma, a regra mudou na CLT. Agora, a carga horária máxima aceitável é de 44 horas semanais. No entanto, sempre respeitando o limite de oito horas diárias. Caso ocorram horas extras, também há um limite, que é de duas horas diárias. Porém, é importante ressaltar o limite de 44 horas semanais.

Escala de trabalho dos professores

Outra dúvida comum é referente à escala de trabalho dos professores de escolas e universidades. Como sabemos, ela pode mudar entre um profissional e outro. Afinal, há aqueles que trabalham mais dias em uma instituição e se dividem entre outros locais de ensino. Dessa forma, os horários de trabalho costumam variar entre os professores, abrangendo tanto o período diurno, quanto o noturno.

Porém, existem três modalidades de jornada de trabalho que predominam entre professores. São elas:

  • Carga semanal de 20 horas: 4 horas por dia em sala de aula
  • Carga semanal de 30 horas: 6 horas por dia em sala de aula
  • Carga semanal de 40 horas: 8 horas por dia em sala de aula

 

Entenda o conceito de “hora atividade”

Porém, precisamos sempre lembrar que a jornada de trabalho do professor vai além da sala de aula. Afinal, é de responsabilidade dele preparar as aulas, elaborar materiais e corrigir tarefas e avaliações. A isso dá-se o nome de “hora atividade”, que é o período destinado ao professor organizar e preparar seus conteúdos didáticos.

A “hora atividade” está prevista na Lei de Diretrizes e Bases, lembrando que esse período é considerado horário de trabalho. Com isso, também deve ser contabilizado no controle da jornada de trabalho de cada instituição de ensino. Assim, mesmo que o professor finalize seu horário na sala de aula, nem sempre é necessário bater o ponto para sair da escola, já que seu trabalho continuará em modo extra-classe.

Como escolher o relógio de ponto para escolas e universidades?

Considerando todas as particularidades que a jornada de trabalho dos professores apresenta, é possível entender a importância de escolher um bom sistema de controle de ponto, certo? Em qualquer instituição de ensino, contar com um dispositivo eficiente integrado a um bom software é o primeiro passo. Além disso, vale lembrar que, assim como diz a CLT, qualquer empresa com pelo menos 20 funcionários deve registrar o ponto.

De acordo com o parágrafo segundo do Art. Nº 74 da CLT:

Para os estabelecimentos com mais de 20 (vinte) trabalhadores será obrigatória a anotação da hora de entrada e de saída, em registro manual, mecânico ou eletrônico, conforme instruções expedidas pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, permitida a pré-assinalação do período de repouso. 

O controle de ponto em escolas e universidades deve respeitar as peculiaridades da instituição de ensino. Para tanto, o relógio de ponto eletrônico é a solução mais adequada, uma vez que pode ser integrado a um software de tratamento de ponto. Isso garante tanto a contabilização das horas trabalhadas, como registro de faltas, atrasos e horas extras. Além disso, o relógio de ponto eletrônico permite a inserção de diferentes turnos e escalas, o que é ideal para instituições de ensino.

Como funciona o relógio de ponto eletrônico para professores?

Ao implementar um relógio de ponto eletrônico homologado, a instituição de ensino garante mais agilidade e assertividade no registro das informações. Atualmente, é possível encontrar diferentes tipos de dispositivos, desde os mais básicos até os mais complexos. Cada um deles atende a necessidades distintas e, no caso de escolas e universidades, algumas opções podem ser mais vantajosas.

Optar por um controle de ponto eletrônico é sinônimo de eficiência na rotina, do início ao fim do expediente. Para escolas menores ou que precisam de uma solução com excelente custo-benefício, o relógio de ponto com crachá com QR Code ou código de barras é uma ótima escolha. Para registrar o ponto, basta que o professor aproxime o cartão do leitor e o horário será marcado. 

Também indicado para escolas e universidades, os relógios de ponto com biometria são ideais para quem busca máxima eficiência e segurança. Nessa modalidade, é possível encontrar modelos com reconhecimento facial ou leitura da digital. Como sabemos, os relógios de ponto biométricos são os mais seguros do mercado, pois previnem fraudes que podem prejudicar a gestão administrativa. 

2 opções de relógio de ponto eletrônico para instituições de ensino

Control ID Class: Relógio de ponto eletrônico em conformidade com a Portaria 1510 e certificado pelo INMETRO. Dispõe de uma tecnologia moderna que assegura a eficiência no registro de informações, com velocidade de impressão diferenciada. Possui capacidade para até 15 mil digitais e acompanha software de tratamento de ponto Control ID, além de web server embarcado.

Top Data Inner REP Plus: Ponto eletrônico biométrico em conformidade com a Portaria 1510 e certificação do INMETRO. Seu display touch screen (sensível ao toque) é fácil de ser manuseado e possui comunicação via TCP/IP ou USB, otimizando as operações para todos os usuários. 

Integre o relógio de ponto com software de tratamento de ponto

É importante lembrar que não basta contar com um bom dispositivo de controle de ponto se não o integrar a um software de tratamento de ponto. Afinal, é esse sistema que permitirá à instituição de ensino armazenar todas as informações das jornadas de trabalho e contabilizá-las mensalmente na folha de pagamento.

O software automaticamente registra e armazena as informações coletadas, transferindo-as via nuvem ou USB para o local indicado. Assim, o RH e os próprios diretores das escolas têm acesso a relatórios completos. Isso permite uma avaliação completa das jornadas de trabalho, verificando a assiduidade dos professores, bem como férias, faltas e atrasos não justificados.

Outra vantagem de integrar um software ao relógio de ponto eletrônico é a possibilidade de inserir diferentes escalas de trabalho e turnos. De acordo com o software escolhido, também é possível contar com a facilidade de marcação de ponto via aplicativo. Isso é útil, por exemplo, para professores registrarem a jornada durante a “hora atividade”, período destinado ao preparo das aulas de maneira extraclasse. 

Funcionalidades do software de tratamento de ponto

A geração de relatórios completos está entre os principais benefícios que o software de tratamento de ponto oferece para escolas e universidades. Assim, o diretor da instituição pode acompanhar as jornadas de trabalho, verificar a produtividade individual e, ainda, inserir diferentes escalas de trabalho. Veja mais algumas vantagens:

  • Interface amigável e funções simplificadas
  • Controle de dias de folga e cálculos especiais de horas
  • Controle de banco de horas
  • Escalas de cíclicas e mensais
  • Relatórios customizáveis
  • Impressão de escala mensal
  • Cadastro de diferentes formatos/eventos
  • Cadastro completo do professor, com foto, dados pessoais e trabalhistas
  • Tratamento de horas extras, faltas e atrasos
  • Registro de ponto via aplicativo

Em alguns casos, é possível inserir fotos de documentos, como atestados médicos, para justificar faltas e atrasos. Além disso, há softwares que permitem registro de ponto off-line e inserção de reconhecimento facial.

Para saber qual o software de tratamento de ponto mais adequado para a sua escola ou universidade, entre em contato com a KL Quartz!

Relógio de ponto para escolas e universidades é na KL Quartz 

Você sabia que a KL Quartz é referência em relógio de ponto eletrônico? Os modelos mais confiáveis e tecnológicos do mercado estão aqui, com atendimento personalizado para garantir a melhor experiência na implementação do dispositivo.

Aqui você encontra equipamentos de última geração, que aliam tecnologia e modernidade para uma rotina eficiente. Para conhecer todas as opções de relógio de ponto eletrônico e verificar os softwares mais indicados para a sua escola ou universidade, entre em contato e converse com um de nossos consultores.

 

 

Confiança atestada pelo mercado

Assistência Técnica Control ID

Assistência Técnica

Unica Assistência Técnica Total com tempo de resposta garantido de no máximo 72 horas.

Top of Mind

Top of Mind

Marca lembrada em pesquisa de mercado e qualidade relacionada ao segmento de relógio ponto.

Suporte Certificado

Suporte Certificado

Revenda Ouro Secullum com excelência no suporte ao Software de Gestão de Ponto e Acesso.

Tradição e qualidade

Tradição e qualidade

Mais de 100 mil relógios de ponto vendidos em 40 anos de história.

whatsapp