Relógio ponto em startups

Leia nosso BLOG

10/06/2024

A Implementação de Relógio Ponto em Startups

A Implementação de Relógio Ponto em Startups

O relógio ponto em startups é um elemento essencial para a estratégia de crescimento. A ferramenta, popularmente conhecida pelo registro de entrada e saída dos funcionários, auxilia na gestão de produtividade nas organizações.

Por conta disso, o controle de ponto contribui para o desenvolvimento das startups. Aliás, uma cultura de trabalho disruptiva e mais permissiva, são marcas dos negócios deste tipo.

Um exemplo são os regimes de trabalho. Em muitas startups, os profissionais atuam no formato home office ou híbrido, dividindo as atividades com dias em casa e presencialmente.

Conforme os exemplos acima, é um desafio maior monitorar os índices de produtividade dos times. Por isso, vale a pena apostar na implementação de um relógio ponto em startups.

O Papel do Relógio Ponto na Eficiência Operacional em Startups

Seja uma empresa tradicional ou startup, a eficiência operacional dos times é fundamental para o alcance das metas. Inclusive, é um tópico super relevante no que diz respeito à saúde financeira no curto, médio e longo prazo.

A partir da gestão do controle de ponto, a sua startup pode aumentar, ainda mais, a produtividade das equipes de trabalho. Mas como o sistema tem tanto impacto nesse aspecto da organização?

Com o relógio ponto em startups, é possível monitorar as taxas de absenteísmo, conceito dado aos dias de falta do funcionário no trabalho. O fenômeno pode ser causado por doenças ou problemas pessoais. 

Justificada e notificada aos gestores com antecedência ou de última hora, a ausência irá prejudicar a eficiência operacional da equipe de trabalho. Por exemplo, um colega terá de desempenhar função, acumulando ainda mais tarefas. 

De acordo com a Exame, o absenteísmo no setor de serviços é de 5% e no varejista fica entre 7% e 10% ponto. O portal de notícias explica que, ainda não existe um consenso sobre o número de referência, mas é aceitável um índice de até 4%. 

Agora, entra o relógio ponto em startups. Com o sistema adequado, a organização pode identificar como o absenteísmo prejudica a produtividade dos times. 

Como uma Gestão Eficiente de Ponto Contribui para a Agilidade e Eficiência das Startups

Na parte anterior, usamos um exemplo prático de como o relógio ponto em startups traz vantagens. Nesta parte, iremos mostrar como uma gestão eficiente de ponto contribui para agilidade e eficiência, potencializando a produtividade dos colaboradores.

A produtividade define a capacidade de um profissional em fazer mais atividades usando menos recursos. Em resumo, mostra como ele otimiza os afazeres laborais para entregar mais resultados em menos tempo ou, ainda, esforço.

Para criar uma cultura de agilidade e eficiência, potencializando a produtividade, o controle de ponto é essencial. Com a ferramenta, é possível fazer o monitoramento preciso do tempo dedicado pelo colaborador em cada atividade.

O gestor da equipe e o profissional podem entender juntos os processos desenvolvidos até a conclusão da tarefa. Assim, é possível executar ajustes ou buscar melhorias para otimizar o tempo dedicado em cada procedimento.

Ou, ainda, identificar a necessidade de contratação de um novo colaborador para realizar as atividades. Com esta tomada de decisão, a startup proporciona mais qualidade no ambiente de trabalho, aumentando a satisfação do funcionário.

Promovendo a Satisfação dos Funcionários pelo Relógio Ponto em Startups

O relógio ponto em startups contribui para um ambiente de satisfação dos colaboradores da equipe. Além de permitir a compreensão das necessidades de cada time, reforça a relação de confiança entre os profissionais e a organização. 

Voltando à função mais conhecida, o controle de ponto é a forma mais segura de contabilizar todas as horas da jornada de trabalho. É uma gestão precisa do banco de horas do funcionário, que saberá com segurança a informação. 

Mais um benefício do relógio ponto é a possibilidade de observar o engajamento dos funcionários. O estudo “State of the Global Workplace”, divulgado pelo instituto Gallup, mostra a importância do engajamento para a empresa. De acordo com material, existem três perfis de profissionais. 

O primeiro, engajado (Thriving at work), considera o trabalho importante, tem orgulho e está conectado à equipe e à organização. Depois tem o não engajado (Quiet quitting), que faz o mínimo esforço e está desconectado da empresa. Por último, o ativamente desengajado (Loud quitting), que atrapalha a organização e a gestão, causando problemas internos. 

A pesquisa mostra que apenas 18% dos trabalhadores estão ativamente engajados. Por outro lado, 59% é não engajado e 18% ativamente desengajado. 

Lembra de como a gestão de ponto inclui o funcionário nas atividades? Então, o relógio ponto em startups é uma ótima estratégia para aumentar o envolvimento do colaborador.

O Impacto da Gestão de Ponto na Satisfação e Retenção de Talentos em Startups

No Brasil, um dos desafios é a perda de talentos, seja para concorrentes do mesmo setor ou empresas do exterior. Um estudo, divulgado na revista Exame, mostra que 90% das pessoas aceitariam mudar de emprego. 

A pesquisa, feita pelo Pandapé, software do Infojobs, coloca o clima organizacional ruim (21,36%) como um dos motivos da insatisfação no trabalho. 

A gestão do relógio ponto em startups impacta na satisfação do colaborador. Conforme explicamos, permite colocá-lo nas discussões sobre reorganização de atividades, contratação de mais pessoal para redistribuição de demandas, além de aumentar o engajamento e a conexão com a empresa. 

Com a combinação de todos esses fatores, diminuem as chances dos colaboradores considerarem outras ofertas de trabalho. Por consequência, o relógio ponto em startups tem um papel importante na retenção de talentos. 

Chegou a sua vez de você elevar o patamar de gestão. A KL Quartz ajuda você a escolher o relógio ponto ideal para a sua startup.

Somos uma empresa especializada em sistemas de controle ponto, com mais de 40 anos de experiência. Entre em contato conosco e coloque a sua startup no próximo nível. 

 

 

Confiança atestada pelo mercado

Assistência Técnica Control ID

Assistência Técnica

Unica Assistência Técnica Total com tempo de resposta garantido de no máximo 72 horas.

Top of Mind

Top of Mind

Marca lembrada em pesquisa de mercado e qualidade relacionada ao segmento de relógio ponto.

Suporte Certificado

Suporte Certificado

Revenda Ouro Secullum com excelência no suporte ao Software de Gestão de Ponto e Acesso.

Tradição e qualidade

Tradição e qualidade

Mais de 100 mil relógios de ponto vendidos em 40 anos de história.

whatsapp