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27/05/2024

Como o Controle de Ponto Contribui para a Cultura Organizacional

Como o Controle de Ponto Contribui para a Cultura Organizacional

O controle de ponto contribui para cultura organizacional tem um papel fundamental no posicionamento da sua organização no mercado. A partir dela, a empresa estabelece as práticas, políticas e comportamentos adotados no relacionamento com clientes, parceiros e, principalmente, colaboradores.

Ao definir a sua cultura organizacional, os funcionários ou futuros candidatos, saberão como se portar no ambiente interno ou externo. É, assim, que a missão, visão e valores da sua empresa “ganharão vida”, ou seja, serão colocados em prática.

Em qualquer segmento, o empregador busca definir uma cultura de comportamentos, que espera que o profissional adote na sua rotina. Um exemplo é a presença constante no trabalho, seja on-line, de forma remota, ou presencial, no horário do expediente. Para buscar maior pontualidade do seu funcionário, o relógio de ponto é essencial.

Com a ferramenta, o setor de recursos humanos poderá observar os horários de saída e de chegada. Além disso, o colaborador, também, terá um fácil e rápido acesso ao seu banco de horas. Por isso, o controle de ponto impacta na cultura organizacional da sua organização.

Promovendo a Transparência e a Confiança por meio do Controle de ponto

Alguns aspectos fazem parte da cultura organizacional de qualquer companhia. Confiança e transparência são dois exemplos. As duas ideias são reforçadas com a adoção do controle de ponto em qualquer empresa.

E como o controle de ponto irá contribuir para uma cultura de confiança e transparência? Primeiro, é importante citar como a ferramenta agiliza e otimiza a rotina do setor de recursos humanos.

Desta forma, a área da empresa fica liberada para fazer o planejamento estratégico, observando como a cultura organizacional está sendo implementada. Com uma ferramenta de controle ponto, a organização reforça a relação de confiança com o funcionário.

Como dito na parte anterior do texto, todos os envolvidos no processo têm fácil acesso ao banco de horas. A partir daí, o colaborador pode entender, com auxílio do gestor de área, como suas tarefas estão sendo executadas durante a sua rotina.

Lembra do aspecto de confiança? A empresa incentiva os funcionários a observar como está a relação gestão de tempo e entrega das demandas ambientes diárias. Um ambiente profissional com essa ideia organizacional é muito mais produtivo.

Por meio do registro de ponto, mais um conceito de cultura organizacional, presente em toda organização, é fortalecido: transparência.

O Papel do Controle de Ponto na Construção de uma Cultura Organizacional Transparente

Uma empresa, que não investe em um controle de ponto adequado, pode provocar , sem querer, um clima de instabilidade. Por exemplo, os colegas podem duvidar do tempo de trabalho realmente contabilizado pelo setor de recursos humanos.

O descontentamento pode levar à fuga de profissionais qualificados da sua empresa. Ao incorporar o controle de ponto, você transmite aos colaboradores o quanto a transparência é valorizada.

Sem falar que garante um tratamento igual para todos, sem distinção entre colegas do mesmo time, por exemplo. Por isso, o controle de ponto tem um papel fundamental na construção de uma cultura organizacional transparente.

Empresas com essa ideia fortalecida, recebem mais confiança dos colaboradores em relação ao banco de horas. Isso irá evitar problemas futuros, como os indesejados processos trabalhistas.

Com as novas tecnologias, as empresas usam softwares de controle de pronto. As ferramentas permitem ao funcionário registrar o início das atividades fora da empresa, por exemplo, em aplicativos de smartphones.

Inclusive, o formato de relógio ponto é o mais usado por empresas com profissionais em atividades externas ou no formato home office.

Fomentando a Responsabilidade e o Comprometimento com o controle de ponto

Muitas empresas têm optado pelo regime de trabalho remoto. Desta forma, os colaboradores trabalham de suas casas ou em espaços de coworking. Também tem aquelas companhias da construção civil ou de alimentos, com profissionais atuando fora do escritório.

Cada vez mais empresas buscam proporcionar um ambiente de mais bem-estar e qualidade profissional. Uma das ferramentas usadas no processo são as pausas entre as tarefas laborais.

E, pensando nos aspectos produtivos do profissional, é essencial cumprir a carga horária para concluir as entregas nos prazos determinados. Com os softwares de controle de ponto, as empresas podem acompanhar o funcionário em todos aqueles momentos.

Desde o início, passando pela pausa para descanso, até o final do dia. Assim, as empresas incentivam as culturas de comprometimento e de responsabilidade.

Dificilmente um profissional é responsável por todas as demandas do seu setor. Diante do contexto, o controle de ponto ganha mais relevância, pensando na produtividade de cada time da empresa.

Como o Controle de Ponto Reforça a Responsabilidade Individual e o Comprometimento Coletivo com a Cultura Organizacional

Cada equipe tem um papel fundamental para contribuir na obtenção das metas de performance da organização. Os setores são formados por diferentes profissionais, que têm suas atribuições individuais bem definidas no organograma.

Quando alguém deixa de cumprir a sua carga horária, perde os prazos de entrega, deixa a desejar no aspecto de comprometimento e de pontualidade. Assim, ele prejudica a rotina de trabalho do colega, que terá de assumir as responsabilidades naquele dia.

Como explicamos ao longo deste conteúdo, o controle de ponto reforça muitos valores, como confiança, comprometimento, responsabilidade e transparência. Quando o profissional adota cada um deles na rotina profissional, a empresa consolida a sua cultura organizacional.

Seu negócio ainda não faz um controle de ponto? Ou possui um sistema, mas está insatisfeito? Aproveite para conhecer os produtos KL Quartz no registro do relógio ponto.

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