Saiba quais são os benefícios de ter um controlador de acesso

Leia nosso BLOG

15/01/2019

5 benefícios do controlador de acesso para empresas

5 benefícios do controlador de acesso para empresas

Seja em casa ou no trabalho, a segurança é um fator determinante para a tranquilidade das pessoas. Aliás, esse é um assunto sempre presente nas rodas de conversa e a busca por soluções eficientes para aumentar a proteção é constante. Não é de hoje que proteger bens e pessoas se tornou um dos principais requisitos dos empreendimentos. E um dos equipamentos mais utilizados é o controlador de acesso.

Investir no controle de acesso para a segurança em edifícios comerciais e residenciais, em empresas, indústrias, escolas e hospitais é uma excelente escolha. Trata-se de um equipamento moderno, que pode ser implementado de diferentes formas para controlar a entrada e saída de pessoas e veículos. Utilizado em organizações públicas e privadas e no segmento residencial, o controlador de acesso proporciona tranquilidade no dia a dia. 

Quais as vantagens do controlador de acesso?

Se o objetivo é melhorar a segurança em um estabelecimento, o controlador de acesso é uma das soluções mais indicadas. O dispositivo é um dos mais utilizados atualmente, pois garante benefícios que vão além da proteção. Trata-se de uma solução que alia segurança, agilidade e eficiência, além de otimizar diversas atividades da rotina.

Ou seja, integra recursos tecnológicos auxiliando diretamente no controle de fluxo de pessoas. Com o controle de acesso pode-se delimitar a presença de indivíduos em determinados locais e, ainda, restringir a entrada quando necessário. Somado a isso, pode liberar automaticamente a entrada de pessoas autorizadas e ajudar a controlar a entrada e saída de colaboradores, moradores e outros.

O controlador de acesso é uma medida de segurança importante que ajuda a proteger informações e recursos críticos em uma organização. Para entender melhor as vantagens e por que implementar o controle de acesso é uma boa ideia, veja:

1. Proteção contra acesso não autorizado: o controle de acesso impede que usuários não autorizados acessem dados ou recursos aos quais não devem ter acesso. Isso pode incluir a restrição de acesso a áreas sensíveis, como salas de servidores, armazéns ou locais onde são armazenados materiais e documentos confidenciais.

2. Aumento da segurança física: além de proteger informações e recursos, o controle de acesso ajuda a aumentar a segurança física de uma organização e seus colaboradores. O controle de acesso físico também previne roubos, vandalismo e outras situações de risco.

3. Melhora a eficiência e a produtividade: o controlador de acesso permite que as pessoas tenham acesso apenas às informações e recursos necessários para realizar suas tarefas. Isso pode impactar diretamente na eficiência e produtividade da equipe.

4. Gerenciamento de acesso centralizado: uma vantagem do controle de acesso é a possibilidade de gerenciá-lo de forma centralizada, ajudando a simplificar a gestão empresarial, além de refletir em economia de tempo e recursos.

5. Redução de custos e riscos: com um controlador de acesso é possível reduzir custos associados à segurança e aos prejuízos que uma violação pode representar. 

Como funciona o controle de acesso?

controle de acesso é realizado por diferentes equipamentos, incluindo dispositivos e softwares. Com inúmeras funcionalidades, ele pode ser adaptado conforme a necessidade de cada estabelecimento. Mas sua principal aplicação está na abertura de portas e portões a partir de um dispositivo eletrônico.

Por exemplo, para abrir uma porta com controle de acesso, basta aproximar uma tag ou crachá, digitar uma senha numérica ou utilizar a biometria. Neste último caso, trata-se do mais moderno e eficiente sistema de controle de acesso. Para isso, é realizada a leitura da digital ou o reconhecimento facial de pessoas registradas e autorizadas. A partir dessa informação, o sistema realiza a liberação do usuário.

Controle de acesso em locais com grande fluxo de pessoas

Em locais com grande fluxo de pessoas, como prédios comerciais, escolas, universidades e até mesmo em estádios de futebol, a catraca pode ser utilizada como controlador de acesso. Trata-se de uma barreira física com leitor, no qual o usuário deve informar sua senha ou aproximar sua tag ou cartão. Uma novidade no mercado é a catraca eletrônica com reconhecimento facial, que garante mais praticidade e eficiência no controle de acesso.

Como se pode ver, o controlador de acesso auxilia na logística dos estabelecimentos, sejam eles corporativos, comerciais ou residenciais. A partir dele são realizados bloqueios e liberações de pessoas e veículos e a gestão de fluxo é otimizada. Isso simplifica o gerenciamento de acesso a um determinado local. 

Como os estabelecimentos se beneficiam com o controle de acesso?

Controle de acesso para hospitais

Em hospitais e clínicas da área da saúde, o controle de acesso permite controlar o acesso em salas privativas. Por exemplo, o controlador de acesso pode ser implementado em salas de exames e salas de medicamentos. O objetivo é maximizar a segurança tanto dos recursos do hospital, quanto de seus colaboradores e pacientes. Aliás, com um software adequado, o sistema pode registrar todas as entradas e saídas e emitir um relatório do fluxo de visitas.

O controlador de acesso em hospitais é de grande importância, pois permite o bloqueio de pessoas não autorizadas. Geralmente, os sistemas biométricos com reconhecimento facial são os mais procurados. Além de fazer a leitura mesmo com o uso de máscara, ele evita a contaminação, já que não requer toque das mãos em superfícies.

Controle de acesso em condomínios residenciais

Nos edifícios residenciais, o controlador de acesso facilita as atividades da portaria. Com isso, oferece maior segurança aos moradores, além de monitorar a entrada e saída de terceirizados. Outra vantagem do controle de acesso em condomínios residenciais é a facilidade na identificação de prestadores de serviços e visitantes. De acordo com o sistema implementado, pode-se disponibilizar uma senha ou QR-Code de uso único, com data para expiração.

Controle de acesso em empresas

No ambiente corporativo, o controle de acesso facilita a entrada de funcionários com cartões, senhas numéricas ou biométricas, além de facilitar a localização de pessoas dentro da empresa. Ele também permite controlar entrada e saída de veículos e oferece relatórios de visitas. Outra aplicabilidade é em relação à proteção das propriedades intelectuais e tecnológicas da empresa. Com isso, oferece mais segurança e tranquilidade no ambiente de trabalho.

Controle de acesso para escolas

No ramo da educação, o controle de acesso para escolas facilita o controle de frequência de alunos, professores e funcionários. Mas sua principal função é na segurança, já que autoriza o acesso somente de pessoas cadastradas. Além de impedir a entrada de pessoas impróprias, ele pode bloquear a saída de alunos sem a presença de um responsável. No caso de escolas e universidades, o mais comum é utilizar o leitor com crachá de aproximação. Assim, cada aluno e funcionário deve portar o seu para entrada e saída.

Porém, visando à eficácia da solução, as escolas têm aderido à catraca eletrônica com reconhecimento facial. Trata-se de um equipamento inteligente, que garante mais agilidade na entrada e saída de alunos, além de ser um mecanismo que trabalha com o reconhecimento de características únicas de cada pessoa para liberar o acesso.

Controle de acesso para estabelecimentos

Como visto, o controle de acesso pode ser implementado em diferentes situações. Seus recursos são excelentes aliados para quem deseja mais tranquilidade na rotina. Afinal, sabemos que a segurança é um dos bens mais preciosos. Recursos modernos, que protegem a vida e a integridade das pessoas, além de proteger o patrimônio físico, são cada vez mais utilizados.

Com soluções modernas é possível manter a tranquilidade no dia a dia e contribuir para a qualidade de vida de todos os usuários. O uso de um bom controlador de acesso aliado a um software garante uma gestão eficiente da entrada e saída de pessoas. 

Leia também: Você sabe qual o controle de acesso ideal para a sua empresa?

Você sabia que a KL Quartz é referência em controle de acesso? Para conhecer os sistemas disponíveis e entender qual é a melhor solução para a sua necessidade, entre em contato. Nossos especialistas estão disponíveis para tirar todas as suas dúvidas!

 

 

Confiança atestada pelo mercado

Assistência Técnica Control ID

Assistência Técnica

Unica Assistência Técnica Total com tempo de resposta garantido de no máximo 72 horas.

Top of Mind

Top of Mind

Marca lembrada em pesquisa de mercado e qualidade relacionada ao segmento de relógio ponto.

Suporte Certificado

Suporte Certificado

Revenda Ouro Secullum com excelência no suporte ao Software de Gestão de Ponto e Acesso.

Tradição e qualidade

Tradição e qualidade

Mais de 100 mil relógios de ponto vendidos em 40 anos de história.

whatsapp