5 vantagens do ponto biométrico para pequenas empresas

Leia nosso BLOG

28/12/2020

5 vantagens do ponto biométrico para pequenas empresas

5 vantagens do ponto biométrico para pequenas empresas

Os recursos tecnológicos facilitam a vida em muitos aspectos. Quando se fala no universo corporativo, o registro de ponto se torna ainda mais eficiente com a leitura biométrica. Trata-se de uma solução que oferece segurança e eficiência no controle da jornada de trabalho. Mas se você pensa que essa tecnologia se aplica apenas ao dia a dia de grandes empresas, saiba que está enganado. Confira a seguir as principais vantagens do ponto biométrico para pequenas empresas!

O que é relógio de ponto biométrico?

Cada vez mais acessível, o ponto biométrico é uma solução democrática, que pode ser aplicada em organizações de todos os portes. O dispositivo utiliza tecnologia de ponta para registrar os horários de entrada e saída de cada funcionário, marcando também seus intervalos. Para tanto, utiliza dados sensíveis dos indivíduos, geralmente com digitais ou reconhecimento facial.

Por se tratar de dados intransferíveis, o relógio de ponto biométrico é um equipamento de alta segurança. Afinal, nessa modalidade não há possibilidade de fraudes ou marcações indevidas por parte de outras pessoas. Para implementar o sistema, basta adquirir o equipamento e instalá-lo em uma área de fácil acesso dentro da empresa. Os funcionários deverão ser cadastrados com suas digitais e demais dados trabalhistas. Assim, diariamente poderão realizar a marcação do horário aproximando o dedo do leitor biométrico, por exemplo.

Ao bater o ponto, o colaborador recebe um comprovante impresso ou digital no formato PDF. É importante armazenar todos os tickets para comprovar a regularidade da frequência caso haja necessidade. Mensalmente, o setor de RH da empresa tem acesso ao registro de ponto de cada funcionário para realizar o fechamento da folha de pagamento. Mas vale lembrar que isso é possível apenas com a implementação de um software de tratamento de ponto integrado ao relógio.  

Para quais empresas é indicado?

O relógio de ponto biométrico pode ser aplicado em organizações de diferentes segmentos. Além disso, ele não é indicado apenas para empresas de grande porte que possuem um grande número de funcionários. Pelo contrário!

O ponto biométrico vem sendo cada vez mais utilizado por pequenas empresas. Isso porque o sistema oferece segurança completa na marcação dos horários, evitando fraudes e até mesmo outros erros que são comuns no uso dos demais tipos de equipamentos para marcação.

O que diz a lei sobre o relógio de ponto para pequenas empresas?

A Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) diz que o registro da jornada de trabalho é obrigatório para as empresas que possuem 20 ou mais funcionários. Dessa forma, o relógio de ponto eletrônico não é obrigatório para pequenas empresas. Porém é importante entender que se trata de um dispositivo que oferece muitas vantagens, mesmo para as organizações com poucos funcionários.

Afinal, utilizar um sistema efetivo de controle de ponto facilita a gestão das jornadas de trabalho e garante cálculos mais precisos. Automaticamente, os erros na folha de pagamento são reduzidos, evitando também as ações trabalhistas que podem colocar em risco o financeiro da instituição.

Agora que você já sabe o que é um relógio de ponto biométrico, que tal conferir suas vantagens para pequenas empresas?

 

1. Otimização do tempo

O ponto biométrico integrado ao software de tratamento de ponto mantém todas as informações armazenadas em um único lugar. Isso simplifica a rotina e permite que gestores e RH acessem as marcações a qualquer momento, até mesmo de forma remota de acordo com o equipamento utilizado.

O sistema contabiliza faltas, horas extras e intervalos, gerando um relatório completo para análise dos responsáveis. Assim, tanto o fechamento da folha de pagamento é otimizado, quanto a tomada de decisão e análise da produtividade das equipes. Importante dizer que o relógio de ponto biométrico também auxilia no controle de férias dos funcionários.

2. Profissionalização de processos

A falta de profissionalização e profissionalismo na gestão de micro e pequenas empresas pode colocar tudo a perder em pouco tempo. Mesmo com poucos funcionários, é importante implementar processos na rotina organizacional, a fim de melhorar o desempenho interno.

Com o uso do ponto biométrico, até mesmo a pequena empresa sai ganhando, uma vez que registros importantes passam a ser armazenados de forma organizada e profissional. Para entender melhor, ao profissionalizar o registro de ponto, a empresa se torna mais eficiente e ainda pode evitar incômodos que refletem em questões trabalhistas, tributárias, contábeis e fiscais.

3. Segurança judicial

Como os horários de entrada e saída são armazenados sem a possibilidade de exclusão ou alteração de dados, o sistema digital é, atualmente, a forma mais segura de proteger a empresa contra processos trabalhistas.

O registro por identificação biométrica pode ser utilizado inclusive como prova judicial caso seja necessário. Isso não é possível com o cartão de ponto manual, que por ser vulnerável a adulterações e falsificações, muitas vezes é contestado no tribunal.

4. Segurança patrimonial

Como vimos até aqui, somente funcionários podem ser registrados em um relógio de ponto biométrico. Dessa forma, a identificação biométrica pode ser associada a um controle de acesso que utiliza a mesma tecnologia. Assim, a empresa garante ainda mais segurança para seu patrimônio, uma vez que somente pessoas autorizadas podem acessar salas e/ou determinados ambientes da empresa. 

5. Gestão assertiva

O ponto biométrico integrado ao software de tratamento de ponto emite relatórios gerenciais seguros e confiáveis para os gestores. Dessa forma, o RH tem acesso ao registro completo de marcação de ponto, o que permite avaliar de maneira assertiva a situação de cada colaborador.

Outra vantagem é o acesso aos dados em tempo real, com indicadores importantes para avaliar o desempenho da equipe. Isso garante mais eficiência e assertividade na gestão de pessoas, já que tanto as análises críticas quanto a tomada de decisão são facilitadas.

BÔNUS! Redução de custos 

O custo-benefício de um sistema de ponto biométrico reside no desenvolvimento de todas as alternativas anteriores. A redução de custos da empresa, assim, se torna nítida em diversos aspectos, tais como: redução de custos com horas extras e processos judiciais, economia de tempo e melhora na produtividade.

Ao implementar o relógio de ponto biométrico, observa-se que o investimento realizado no equipamento e software retorna em forma de economia a médio e longo prazo. Vale ressaltar que esse tipo de equipamento deve ser homologado pelo Ministério do Trabalho, com selo do Inmetro para atestar sua qualidade e segurança.

Como instalar o relógio de ponto biométrico?

Agora que você já conhece as principais vantagens do relógio de ponto biométrico para pequenas empresas, que tal entender como funciona a instalação e implementação do sistema? Veja como é simples:

1. O primeiro passo é avaliar a necessidade da empresa e escolher o modelo mais adequado de relógio de ponto eletrônico. Considere, por exemplo, a quantidade de funcionários e as peculiaridades das jornadas de trabalho.

2. Procure por uma empresa especializada em implementação de sistemas de ponto eletrônico, a fim de garantir os melhores equipamentos e assistência técnica.

3. Adquira um relógio de ponto biométrico adequado com a legislação trabalhista. Ou seja, o dispositivo deve ser homologado pelo Ministério do Trabalho e possuir selo de certificação do Inmetro. Caso ele não tenha essas características, não será considerado válido.

4. Escolha um local de fácil acesso dentro da empresa para a instalação do equipamento. É importante que todos os funcionários consigam acessar a área para realizar a marcação de horário tanto no início quanto no término do expediente.

5. Faça a integração do relógio com um software de tratamento de ponto e treine o RH para garantir o melhor uso do sistema. Esse treinamento é oferecido pela própria empresa contratada para instalação.

6. Registre todas as informações referentes à jornada de trabalho, como horário de início e fim de cada turno e intervalos. 

7. Registre as digitais de todos os colaboradores e informe também os dados pessoais de cada um, além do número do PIS.

8. Faça a gestão do ponto para garantir que os relatórios gerados possam ser utilizados no fechamento da folha de pagamento.

9. Oriente os funcionários para realizar diariamente a marcação do ponto ao chegar e sair da empresa, sem esquecer dos intervalos.

10. Caso surjam dúvidas a respeito do uso ou precise de assistência técnica e manutenção, entre em contato com a empresa contratada. 

Conheça os modelos de relógio de ponto biométrico 

O ponto biométrico é o mais avançado modelo de relógio de ponto eletrônico disponível atualmente. Dos dispositivos mais simples àqueles que atendem às jornadas de trabalho mais complexas, é possível encontrar soluções que aliam tecnologia e praticidade para uma rotina mais segura dentro das empresas. 

O Control ID Class é o relógio de ponto eletrônico que utiliza a melhor tecnologia do mercado para marcação de ponto biométrico. O dispositivo atende às especificações do Ministério do Trabalho e suas mais recentes portarias. Além disso, é certificado pelo Inmetro. O sistema possui capacidade para registro de até 15 mil digitais, tem web server embarcado e acompanha software de tratamento de ponto.

O relógio de ponto biométrico Top Data Inner REP Plus também é certificado pelo Inmetro e homologado pelo Ministério do Trabalho. Seu display touch screen garante mais agilidade no dia a dia, afinal, facilita o manuseio para os usuários. É um equipamento com comunicação via USB ou TCP/IP, de acordo com a preferência da empresa para armazenamento dos dados. 

Já o relógio de ponto ID Class V 373 também possui homologação do Inmetro e Ministério do Trabalho, atendendo aos requisitos das empresas que não possuem obrigatoriedade do ponto eletrônico com impressão de comprovante físico. Ele também pode ser integrado à folha de pagamento, dando fim às horas extras indevidas e custos desnecessários. 

Por que sua empresa precisa ter um relógio de ponto biométrico?

Como se pode ver, todos os modelos disponíveis atualmente oferecem funções voltadas à produtividade e ao desempenho da empresa. Por isso, os gestores que desejam eliminar as marcações manuais e, com isso, reduzir custos desnecessários, bem como dar fim às horas extras indevidas, encontram no relógio de ponto biométrico um grande aliado.

Os dispositivos podem ser integrados com a folha de pagamento por meio de um software de tratamento de ponto que oferece diversas funcionalidades. Entre elas está a emissão de relatórios completos sobre a jornada de trabalho. Assim, a empresa consegue avaliar individualmente os funcionários e implantar uma política de ponto que evita problemas trabalhistas e garante um controle total da jornada de trabalho. 

Leia também: Saiba porque o seu RH deve estar atento à cibersegurança

Aqui na KL Quartz, trabalhamos com os melhores sistemas para otimizar sua rotina empresarial e garantir os melhores resultados. Para saber mais sobre relógios de ponto, entre em contato agora mesmo!

 

 

Confiança atestada pelo mercado

Assistência Técnica Control ID

Assistência Técnica

Unica Assistência Técnica Total com tempo de resposta garantido de no máximo 72 horas.

Top of Mind

Top of Mind

Marca lembrada em pesquisa de mercado e qualidade relacionada ao segmento de relógio ponto.

Suporte Certificado

Suporte Certificado

Revenda Ouro Secullum com excelência no suporte ao Software de Gestão de Ponto e Acesso.

Tradição e qualidade

Tradição e qualidade

Mais de 100 mil relógios de ponto vendidos em 40 anos de história.

whatsapp