crianças entrando na escola _ equipamentos de segurança para escolas

Leia nosso BLOG

24/05/2023

7 equipamentos de segurança para escolas e universidades

7 equipamentos de segurança para escolas e universidades

A segurança em escolas e universidades é um tema primordial, considerando o número de pessoas que circulam diariamente nessas instituições. Para garantir a integridade patrimonial e física de alunos, professores, funcionários e visitantes, deve-se investir em equipamentos de segurança adequados.

Entre os equipamentos mais utilizados estão os sistemas de controle de acesso e videomonitoramento. Essas soluções têm como objetivo controlar o fluxo de pessoas e garantir apenas a entrada de indivíduos autorizados no estabelecimento.

Neste artigo, vamos apresentar os principais equipamentos de controle de acesso disponíveis no mercado e explicar como eles podem contribuir para a segurança em escolas e universidades.

Quais os equipamentos de segurança para escolas mais utilizados?

1. Catracas eletrônicas

Considerada uma das opções mais comuns no controle de acesso em escolas e universidades, as catracas eletrônicas são excelentes opções. Esses equipamentos formam uma barreira física na entrada do colégio, permitindo a passagem de uma pessoa por vez. Além disso, podem ser acionados por meio de um sistema eletrônico de liberação – como os crachás com código de barras.

As catracas eletrônicas podem ser configuradas de diferentes formas, de acordo com as necessidades de cada instituição. É possível, por exemplo, permitir que somente pessoas autorizadas tenham acesso. Ou, ainda, possibilitar a passagem de todos os usuários, mas registrar a entrada e saída de cada um.

Uma novidade no mercado e que vem sendo utilizada em escolas brasileiras, a catraca eletrônica com reconhecimento facial é um equipamento inovador, que alia tecnologia, flexibilidade e segurança para alunos e professores. Todas as catracas eletrônicas podem ser integradas a um sistema de controle de frequência, possibilitando um controle efetivo da presença de alunos e funcionários.

2. Fechaduras eletrônicas

Embora sejam mais frequentes em apartamentos, casas e escritórios, as fechaduras eletrônicas também podem ser utilizadas em universidades e escolas. Elas substituem as fechaduras convencionais por dispositivos eletrônicos, que podem ser acionados por senha, biometria ou cartão de acesso.

As fechaduras eletrônicas oferecem diversas vantagens em relação às fechaduras convencionais. Uma delas é a segurança, já que são mais difíceis de serem violadas. Além disso, elas permitem um controle mais preciso do acesso, uma vez que é possível registrar a entrada e saída de cada usuário.

3. Leitores biométricos

Os leitores biométricos permitem que somente pessoas autorizadas acessem determinado local. Isso ocorre por meio da leitura de características pessoais únicas, como impressão digital, reconhecimento facial ou de íris.

Em geral, os leitores biométricos representam alta segurança, já que é praticamente impossível fraudar as características biométricas de uma pessoa. Por conta disso, são considerados mais eficazes no controle de acesso do que equipamentos que utilizam cartões, tags ou senhas numéricas. Somado a isso, eles oferecem comodidade aos usuários, que não precisam se preocupar em carregar cartões, chaves ou tags.

Na prática, um leitor biométrico pode ser utilizado em diferentes áreas de uma escola ou universidade, como salas de aula, laboratórios, bibliotecas e áreas administrativas. Ele também pode ser integrado a sistemas de controle de frequência, o que garante um controle preciso e inteligente sobre a presença de alunos e funcionários.

4. Portões eletrônicos

Com um aspecto mais sofisticado e inteligente, os portões eletrônicos permitem a passagem de veículos ou pessoas autorizadas por meio de um sistema eletrônico de liberação.

Esses equipamentos podem ser utilizados em áreas externas de escolas e universidades, como no estacionamento ou na entrada principal. Além disso, os portões eletrônicos podem ser integrados a sistemas de reconhecimento de placas de veículos, o que permite um controle ainda mais preciso do acesso.

5. Câmeras de segurança

As câmeras de segurança são essenciais em qualquer sistema de segurança, principalmente quando falamos em instituições de ensino. Esses equipamentos permitem o monitoramento de áreas internas e externas, garantindo a detecção de invasões ou mesmo de atos de violência.

Uma vantagem da câmera de segurança é a possibilidade de integração com sistemas de alarme, que são acionados em caso de movimentação suspeita ou tentativa de invasão. Além disso, as imagens captadas pelo sistema de videomonitoramento podem ser armazenadas, possibilitando a análise posterior das ocorrências.

6. Sistemas de alarme

Assim como as câmeras de segurança, os sistemas de alarme também são primordiais para a segurança de escolas. Eles podem ser acionados em caso de movimentação suspeita ou tentativas de invasão. Assim, torna-se possível uma resposta rápida e efetiva dos responsáveis pela segurança da instituição.

Como vimos anteriormente, o sistema de alarme pode ser integrado ao videomonitoramento, permitindo a captura das imagens de todo o local. Também é importante ressaltar que o alarme pode ser configurado para emitir alertas por mensagens de texto, e-mail ou sistemas de comunicação interna.

7. Interfones e sistemas de comunicação interna

Pensando na comunicação entre diferentes setores da instituição de ensino, os interfones e demais sistemas de comunicação interna podem ser aplicados. Trata-se de uma solução eficiente para acionar alarmes, informar sobre situações de emergência ou mesmo para solicitar ajuda.

Como se pode ver, os interfones e os sistemas de comunicação permitem uma comunicação rápida e efetiva entre as diferentes áreas da escola. E isso é determinante em uma situação de emergência ou em casos de alerta.

Por que instalar controle de acesso em escolas e universidades?

Ao chegar até aqui, certamente ficou mais claro para você a importância do controle de acesso para escolas e universidades. Afinal, estamos falando de equipamentos que permitem um controle preciso do acesso de pessoas e veículos, contribuindo para a redução da violência e invasões em instituições de ensino.

Com os equipamentos de segurança adequados é possível oferecer mais tranquilidade à rotina de alunos, pais, professores, funcionários e visitantes. Isso garante não apenas a proteção patrimonial como também a integridade física de todos que fazem parte da comunidade escolar.

Como escolher a solução de segurança mais adequada?

Na hora de escolher os melhores equipamentos de controle de acesso para escolas, deve-se considerar as necessidades específicas da instituição. Cada local tem suas próprias particularidades, como tamanho, número de alunos e funcionários, áreas de risco e fluxo de pessoas e veículos. Tudo isso pode influenciar na escolha dos equipamentos mais adequados, por isso, é necessário fazer uma análise criteriosa.

Lembre-se, ainda, de optar por equipamentos modernos, tecnológicos e de qualidade. Procure uma empresa certificada e com boa reputação no mercado, afinal, contar com a ajuda de profissionais especializados em segurança é primordial para garantir a instalação correta e o bom funcionamento de todas as soluções implementadas.

Cuidados que vão além dos equipamentos

Para garantir um funcionamento correto de todos os equipamentos, realize a manutenção preventiva dos sistemas e treine os funcionários para o melhor uso de cada solução. Tenha em mente que o controle de acesso é apenas uma parte de um bom sistema de segurança para escolas e universidades. Para além da tecnologia implementada, é necessário contar com uma equipe de segurança treinada e preparada para lidar com situações de risco e emergência.

Deve-se desenvolver um bom plano de segurança, implementando medidas preventivas, como a realização de palestras educacionais, treinamentos para alunos e funcionários, além de realizar vistorias regulares na instituição de ensino e atentar para a iluminação adequada em todas as áreas.

Com a escolha dos equipamentos de controle de acesso mais adequados e a instalação em conjunto com outras medidas, como as mencionadas anteriormente, é possível construir um ambiente seguro para a comunidade escolar. Afinal, a segurança em escolas e universidades é uma preocupação recorrente e requer medidas inteligentes para garantir a tranquilidade necessária para os momentos de aprendizado.

Hoje em dia, a tecnologia pode ser implementada para potencializar a segurança em escolas e universidades. Aqui na KL Quartz, trabalhamos com os equipamentos mais seguros do mercado, com soluções personalizadas para a sua instituição de ensino. Entre em contato e saiba mais.

 

 

Confiança atestada pelo mercado

Assistência Técnica Control ID

Assistência Técnica

Unica Assistência Técnica Total com tempo de resposta garantido de no máximo 72 horas.

Top of Mind

Top of Mind

Marca lembrada em pesquisa de mercado e qualidade relacionada ao segmento de relógio ponto.

Suporte Certificado

Suporte Certificado

Revenda Ouro Secullum com excelência no suporte ao Software de Gestão de Ponto e Acesso.

Tradição e qualidade

Tradição e qualidade

Mais de 100 mil relógios de ponto vendidos em 40 anos de história.

whatsapp