Controle de acesso e o uso da tecnologia nas empresas

Leia nosso BLOG

26/12/2019

Controle de acesso e a tecnologia nas empresas

Controle de acesso e a tecnologia nas empresas

Você sabe, inovação e tecnologia são partes essenciais na rotina da sua empresa. Afinal, organizações de todo o mundo buscam recursos para automatizar seus sistemas e conquistar mais eficiência no dia a dia. Sendo assim, aquelas que não se atualizarem, seja em dispositivos ou em softwares, inevitavelmente ficarão para trás. Nesse sentido, o controle de acesso e sua tecnologia são implementados para otimizar a rotina nos ambientes corporativos. 

Não é novidade para gestores e empresários que as soluções tecnológicas são necessárias para transformar a rotina organizacional. Por isso, lançar mão de sistemas modernos e equipamentos inovadores é essencial para que se tenha mais agilidade, eficiência e produtividade. Aliando isso, o controle de acesso tem oferecido grandes benefícios para diferentes tipos de empresas. Aliás, as mudanças são visíveis após a implementação, tanto por parte dos colaboradores e visitantes, quanto pelos gestores.

Por que a tecnologia é importante nas empresas?

A verdade é que toda empresa pode atuar da forma como entender mais adequada. Porém, embora a inovação não seja imprescindível, é inegável que as empresas que aderem a novas tecnologias se destacam no mercado. Assim, além de expandirem seus negócios, garantem um diferencial importante em relação à concorrência. Dessa forma, reconhecer a importância da tecnologia é fundamental para escalar a competitividade que existe em determinados meios.

Em muitas situações, para mudar é preciso rever os valores, bem como a cultura organizacional de uma instituição. Então, para ter uma empresa voltada para a inovação, deve-se atuar de acordo com as mudanças do contexto em que ela está inserida. Logo, é importante seguir as tendências mercadológicas que, a cada dia, mudam e ditam novos processos.

Como a tecnologia do controle de acesso beneficia empresas?

Há alguns anos, o controle de acesso mediante tecnologia vem crescendo dentro das organizações. E, no quesito inovação em segurança, esse crescimento não poderia ser diferente. Hoje, muitas empresas investem tempo e dinheiro em implementações tecnológicas, como relógio ponto, catracas de acesso e softwares de segurança. Tudo isso é aliado para melhorar a gestão e o funcionamento interno. Além disso, a rotina de trabalho dos colaboradores torna-se mais dinâmica, com menor refação de tarefas.

Quer saber como aliar tecnologia e eficiência na sua organização? Clique aqui e conheça mais sobre a KL Quartz. Afinal, somos referência em inovação e soluções para controle de acesso no sul do Brasil.

Saiba como funciona o controle de acesso

Basicamente, o controle de acesso é considerado o dispositivo que funciona como uma primeira barreira para acessar um local. Assim, existem opções mais simples, como as catracas manuais. Porém, há versões modernas, que vão desde as catracas eletrônicas e cancelas, até os identificadores multifuncionais. Nesse caso, a liberação pode se dar por uma pessoa responsável, leitura de cartão, senha ou biometria. Nos equipamentos mais modernos, pode-se optar pela leitura das digitais ou reconhecimento facial

Com o controle de acesso, a gestão de pessoas que acessam um local restrito é facilitada. Além disso, se tem maior eficiência nesse controle, garantindo que indivíduos não autorizados entrem no espaço. Outro benefício desse tipo de sistema é o monitoramento de fluxo e volume de pessoas. Para áreas com limite de capacidade, o controle de acesso auxilia no acompanhamento e, assim, evita que o limite seja excedido. 

Controle de acesso para empresas: como escolher?

Já falamos aqui sobre a importância do controle de acesso para instituições de diferentes segmentos e portes. Aliás, esse é um dos recursos mais procurados no meio corporativo quando o objetivo é aumentar a segurança. E mais: com o sistema adequado, quando aliado a um bom software, pode-se conquistar mais praticidade e eficiência na rotina. Essa é uma dupla e tanto para otimizar a entrada e saída de pessoas em empresas. Tanto de funcionários, como de clientes e visitantes.

Hoje em dia, é possível optar entre diferentes equipamentos. Cada um oferece funcionalidades, tecnologias e benefícios diferenciados. Assim, podem ser adaptados para cada necessidade, atendendo às demandas do local. Ou seja, tanto as empresas de pequeno porte, quanto as de médio e grande porte ou, ainda, indústrias, podem usufruir dessa solução. 

Empresas de pequeno porte: nesse caso, costuma ser utilizado o controle de acesso com cartão, tag ou senha numérica. Essa é uma solução com excelente custo-benefício, afinal, atende com eficiência à demanda e melhora a segurança do local. De acordo com o perfil da organização, pode-se optar pelas fechaduras digitais, com acesso liberado a partir de senha numérica ou biometria. Essa é uma boa escolha para escritórios e salas comerciais.

Empresas de médio porte: para esse perfil de organização, com fluxo médio de pessoas, espera-se que o controle de acesso seja rápido, prático e seguro. Para tanto, deve-se contar com um sistema adequado às necessidades do dia a dia, avaliando as tecnologias disponíveis. Uma boa escolha são os controladores com tag, cartão ou senha. Assim, as pessoas autorizadas recebem um dispositivo para liberar sua entrada. Outra opção são os sistemas com biometria, que fazem a leitura da digital ou com reconhecimento facial.

Empresas de grande porte: geralmente o fluxo de pessoas é alto, sejam elas funcionários ou clientes e visitantes. No caso de empresas ou prédios comerciais, uma boa alternativa é a instalação de catracas eletrônicas. Elas são práticas e versáteis, funcionando como uma barreira física de acesso. Com elas é possível controlar o fluxo e evitar que pessoas não autorizadas acessem o local, já que apenas portadores do cartão ou senha liberam a passagem.

Indústrias: neste caso, o controle de acesso tem objetivo de controlar a entrada e a saída de pessoas, além de proteger o patrimônio. Logo, indica-se o uso de um software de gerenciamento integrado ao equipamento. A partir do software, os gestores podem autorizar a entrada de pessoas de maneira prévia, incluir ou remover cadastros ou mesmo utilizar QR-Code para liberar o acesso de visitantes.

Como se pode ver, o controle de acesso é uma tendência em tecnologia para empresas de diferentes áreas. Assim, de acordo com cada necessidade, é possível optar pela solução mais adequada. Em resumo, esse dispositivo atua na entrada do local, liberando ou bloqueando a abertura de portas, catracas e cancelas. Em locais de grande porte, como clubes e estádios, pode-se optar pelos torniquetes. 

Agora que você sabe que investir em tecnologia e inovação é essencial para o sucesso da sua empresa, que tal conferir as soluções que a KL Quartz tem para oferecer?

Clique aqui e confira nossa linha completa de Controle de Acesso. Se preferir, entre em contato e converse diretamente com um de nossos colaboradores.

 

 

Confiança atestada pelo mercado

Assistência Técnica Control ID

Assistência Técnica

Unica Assistência Técnica Total com tempo de resposta garantido de no máximo 72 horas.

Top of Mind

Top of Mind

Marca lembrada em pesquisa de mercado e qualidade relacionada ao segmento de relógio ponto.

Suporte Certificado

Suporte Certificado

Revenda Ouro Secullum com excelência no suporte ao Software de Gestão de Ponto e Acesso.

Tradição e qualidade

Tradição e qualidade

Mais de 100 mil relógios de ponto vendidos em 40 anos de história.

whatsapp