mulher com luvas de borracha limpando mesa

Leia nosso BLOG

24/09/2018

Trabalhador doméstico bate ponto?

Trabalhador doméstico bate ponto?

Em 2015, entrou em vigor a Lei Complementar 150, que trata sobre o trabalhador doméstico. Antes, quem trabalhava em residências não possuía registro de trabalho, e isso resultava na ausência de direitos do empregado e do empregador.
Com a vigência da Lei, ambos os lados passaram a ter direitos e deveres. Agora, o empregado doméstico deve entregar sua Carteira de Trabalho para o empregador no primeiro dia útil de atividades. O empregador deve fazer o registro em carteira do cargo, funções, data de admissão e salário do empregado até 24h após o início do contrato.

Registro de Ponto do empregado doméstico

O artigo 12 da LC 150/2015 trata sobre o controle de ponto do trabalhador: “é obrigatório o registro do horário de trabalho do empregado doméstico por qualquer meio manual, mecânico ou eletrônico, desde que idôneo”.
O empregador pode optar pela maneira como será feito o registro: ponto manual (folha de ponto), registro cartográfico (mecânico) e relógio de ponto digital (com cartão de aproximação, cartão com código de barras, senha pessoal ou identificação biométrica).

Como habitualmente as residência não possuem um número expressivo de empregados, o registro de ponto costuma ser feito através da folha de ponto. O empregador deve imprimir a folha e entregá-la ao empregado antes do primeiro dia útil do mês. A partir daí, é responsabilidade do empregado fazer as anotações de horários de entrada, saída e intervalos todos os dias.
Ao final do mês, com toda a folha preenchida, o empregado deve assiná-la e entregar ao empregador. Assim, o empregador realiza os cálculos para o pagamento do salário e emissão do contracheque do empregado. Na folha de ponto também são registradas as horas extras, se houver.

Todo empregado doméstico deve ser registrado?

Não, nem todo. É considerado empregado doméstico todo aquele que trabalha na residência pelo menos 3 dias por semana. Os empregados que se enquadrarem nesse critério devem ser registrados no Portal eSocial e o empregador deve enviar os dados para o Portal mensalmente.
Aqueles que trabalham menos de 3 dias por semana são considerados diaristas e não precisam ser registados como os demais empregados.

 

 

Confiança atestada pelo mercado

Assistência Técnica Control ID

Assistência Técnica

Unica Assistência Técnica Total com tempo de resposta garantido de no máximo 72 horas.

Top of Mind

Top of Mind

Marca lembrada em pesquisa de mercado e qualidade relacionada ao segmento de relógio ponto.

Suporte Certificado

Suporte Certificado

Revenda Ouro Secullum com excelência no suporte ao Software de Gestão de Ponto e Acesso.

Tradição e qualidade

Tradição e qualidade

Mais de 100 mil relógios de ponto vendidos em 40 anos de história.

Newsletter Form

Fique atualizado com os melhores artigos e novidades! Inscreva-se para receber nosso conteúdo diretamente no seu e-mail.


This will close in 0 seconds

whatsapp