Controle de acesso residencial, comercial, gestão de controle de acesso

Leia nosso BLOG

23/09/2020

Conheça os tipos de controle de acesso e escolha o melhor para sua empresa

Conheça os tipos de controle de acesso e escolha o melhor para sua empresa

Quando se fala em segurança patrimonial e tranquilidade no dia a dia, o controle de acesso é um grande aliado. Essa é uma solução versátil, que pode atender tanto a áreas residenciais, quanto comerciais e corporativas. Em geral, entende-se como um controlador de acesso o dispositivo que requer uma verificação antes de permitir o acesso a um local. São diferentes modalidades, incluindo cancelas, catracas e identificadores multifuncionais para gerenciar entrada e saída de pessoas e veículos. Para saber mais sobre os tipos de controle de acesso e qual o melhor para a sua empresa, veja nossas dicas a seguir!

Controle de Acesso empresas, condomonios

Benefícios do controle de acesso para empresas

Antes de conhecer os tipos de controle de acesso, que tal saber um pouco mais sobre as vantagens que ele oferece no setor corporativo? Um dos principais benefícios do controle de acesso está relacionado à segurança que proporciona. Com ele, é possível realizar uma gestão mais eficiente no que se refere ao acesso a determinadas áreas. Por exemplo, consegue-se evitar que pessoas não-autorizadas entrem em locais restritos. Ainda, o controle de acesso permite o acompanhamento e monitoramento sobre entrada e saída de pessoas e circulação na empresa

Como visto, um sistema eficiente de controle de acesso promove a segurança dentro das empresas, tanto em relação ao patrimônio, quanto às pessoas. A partir dele é possível ter acesso a uma série de informações, que são coletadas, armazenadas e disponibilizadas quando necessário. Deve-se lembrar que o conhecimento sobre as entradas e saídas de um estabelecimento, seja empresa, escritório, indústria ou comércio, é essencial na rotina.

Com os mecanismos e sistemas adequados, consegue-se inibir ações criminosas, presenças indesejadas, além de impedir o acesso de pessoas não permitidas à empresa. Outro fator relevante é a coleta de informações sobre todos que transitam na empresa. Afinal, com o controle de acesso, todas as pessoas que acessam o local precisam identificar-se e informar dados como RG e CPF. Além disso, o horário exato de entrada e saída é registrado, bem como o local a que ela se destina dentro da organização. 

Então, agora que você já conhece os benefícios de implementar o controle de acesso na sua empresa, que tal saber sobre os modelos disponíveis no mercado? Veja mais a seguir!

Tipos de controle de acesso para empresas

Controle de acesso físico ou manual

Esse é o tipo mais simples de controle de acesso, além de bastante tradicional. Ele consiste em um porteiro à disposição da empresa, responsável por identificar e liberar o acesso das pessoas que chegam ao local. Dessa forma, cabe a esse profissional entrar em contato com um responsável dentro da empresa, a fim de verificar se o acesso do visitante está permitido. Se sim, o porteiro deve registrar o horário de entrada, os dados do visitante, além do horário de saída, do local e nome do responsável pela visita. 

Controle de acesso eletrônico

Com os avanços tecnológicos, os controles de acesso também foram inovados. Dessa forma, esse tipo de equipamento representa uma revolução no segmento, proporcionando eficiência e segurança nas empresas. Além dos dispositivos, que podem incluir até mesmo a leitura biométrica para liberação de acesso, existem os softwares integrados. Outro diferencial fica por conta da possibilidade de customização, o que permite a adequação do sistema à necessidade de cada local.

Os controles de acesso eletrônicos estão conectados a sistemas que oferecem uma série de vantagens à empresa. Por exemplo, com essa solução é possível identificar todos os colaboradores, prestadores de serviços e visitantes. Assim, fica registrado no sistema o horário de entrada e saída de cada um. Como consequência, os gestores têm maior facilidade em visualizar, a partir dos relatórios, as movimentações nos períodos que desejam. 

No caso dos controladores de acesso eletrônicos, é possível encontrar diferentes modelos. Confira a seguir.

Controladores Multifuncionais: São terminais de controle de acesso que, geralmente, ficam conectados a portas ou portões. A essas barreiras físicas são integrados dispositivos eletrônicos para identificação, seja por senha, cartão, crachá ou biometria. Dessa forma, é possível tanto permitir, quanto bloquear a abertura da porta ou do portão. O mais vantajoso, no caso dos controladores multifuncionais, é a integração com leitor biométrico, visto que as chances de fraudes reduzem. Com a biometria, o indivíduo deve ter sua digital cadastrada ou, ainda, o reconhecimento facial.  

Catraca Eletrônica: Utilizada em indústrias e edifícios comerciais, as catracas eletrônicas garantem mais agilidade na rotina. Geralmente são ligadas a um sistema via rede, que identifica a pessoa e realiza sua liberação ou bloqueio. Assim como os controladores multifuncionais, as catracas podem ser utilizadas com cartão, crachá, senha numérica ou biometria – incluindo reconhecimento facial. Entre as novidades dos leitores está o QR-Code. Quando são instaladas na entrada de prédios comerciais com alto fluxo de visitantes, as catracas são integradas a leitores RFID. Assim, cada visitante recebe um cartão ao entrar e, ao sair, deve depositá-lo, registrando sua saída. 

No caso das catracas eletrônicas nos prédios comerciais, o funcionamento do sistema é simples e segue um passo a passo. Por exemplo, o visitante, ao chegar, dirige-se à portaria. Ele deve informar ao profissional a sala que deseja ir e registrar seus dados completos, com foto, inclusive. O porteiro irá verificar se a entrada da pessoa está liberada e, se sim, fornecer o cartão de acesso para a catraca. Na entrada, basta aproximá-lo do leitor e, na saída, depositá-lo no local indicado. Com isso, o condomínio consegue realizar um controle completo sobre quem acessa o local, com datas e horários registrados para acesso futuro, caso seja necessário. 

Cancelas: Utilizadas como barreiras físicas para o controle de acesso de veículos, as cancelas são adotadas em diferentes estabelecimentos. Por exemplo: estacionamentos privados, empresas, prédios comerciais, shoppings, universidades, condomínios, entre outros. Para acessar o estacionamento, é necessário que o motorista se identifique através do leitor eletrônico. Esse dispositivo, geralmente, funciona por meio de código de barras, leitor RFID fixado no carro ou, ainda, em contato com o porteiro. O porteiro, por sua vez, pode tanto ser na modalidade presencial, quanto remoto.

Com esse mecanismo, é possível registrar o horário de entrada e saída de todos os veículos e, ainda, evitar que pessoas não autorizadas tenham acesso ao local. Outro ponto positivo é a redução nos casos de roubo de veículos, já que para sair do estacionamento, é necessário realizar a identificação com cartão, por exemplo. 

O controle de acesso para sua empresa está na KL Quartz!

Viu só? A tecnologia está aí para colaborar na segurança da sua empresa. Se você quer saber mais sobre os tipos de controle de acesso mais indicados para o seu negócio, entre em contato agora mesmo. Na KL Quartz, contamos com as soluções mais modernas do mercado para oferecer tranquilidade e segurança no seu dia a dia.

 

 

Confiança atestada pelo mercado

Assistência Técnica Control ID

Assistência Técnica

Unica Assistência Técnica Total com tempo de resposta garantido de no máximo 72 horas.

Top of Mind

Top of Mind

Marca lembrada em pesquisa de mercado e qualidade relacionada ao segmento de relógio ponto.

Suporte Certificado

Suporte Certificado

Revenda Ouro Secullum com excelência no suporte ao Software de Gestão de Ponto e Acesso.

Tradição e qualidade

Tradição e qualidade

Mais de 100 mil relógios de ponto vendidos em 40 anos de história.

whatsapp