ROI do relógio de ponto eletrônico

Leia nosso BLOG

24/11/2023

ROI do relógio de ponto eletrônico: entenda o retorno sobre o investimento

ROI do relógio de ponto eletrônico: entenda o retorno sobre o investimento

No universo corporativo, a implementação de um sistema de ponto eletrônico se mostra cada vez mais relevante. Afinal, estamos falando de uma solução moderna, que otimiza a rotina e gera mais transparência na administração. Embora ainda seja motivo de dúvidas, a verdade é que o relógio de ponto, além de obrigatório em algumas situações, contribui para a organização interna. Para responder a todas as questões referentes ao tema, uma solução é avaliar o ROI do relógio de ponto eletrônico. 

De maneira geral, trata-se de uma alternativa eficiente para o controle da jornada de trabalho. Mas, principalmente, ele agrega produtividade e melhora o desempenho da equipe, inclusive do setor de Recursos Humanos. Com isso, é importante entender que a instalação de um relógio de ponto eletrônico não é um custo, mas sim um investimento, uma vez que resulta em vantagens para a empresa. 

Impactos do relógio de ponto eletrônico no financeiro da empresa

Primeiramente, é importante entender que o relógio de ponto eletrônico gera impactos positivos no financeiro da organização. Isso porque, apesar dos custos com sua implantação, é possível observar melhorias que contribuem para a produtividade ao longo do tempo. Além disso, é um sistema seguro, que colabora para a transparência nas relações de trabalho. Dessa forma, a empresa se protege em casos de ações trabalhistas, que na prática representam riscos econômicos. 

Na rotina organizacional, os gestores conseguem visualizar com facilidade os benefícios do relógio de ponto eletrônico. Afinal, com esse sistema é possível incentivar a produtividade da equipe, além de evitar a procrastinação, bem como atrasos e faltas recorrentes. Ao fim do mês, todas essas questões impactam no caixa da empresa – e muitas vezes não são percebidas pelo time responsável. 

Considerando isso, é válido ressaltar que o ROI do relógio de ponto eletrônico é positivo para a organização. A característica mais evidente desse retorno é a melhoria na produtividade da equipe. Com o registro preciso das horas de trabalho, os gestores monitoram e incentivam a eficiência no gerenciamento do tempo dos funcionários. Isso se traduz em aumento do volume de trabalho, melhora na produção, vendas ou serviços prestados. Logo, é algo que contribui diretamente para o crescimento do negócio. 

A eficiência na gestão de Recursos Humanos é outro aspecto relevante quando se fala em retorno financeiro. Afinal, o relógio de ponto eletrônico simplifica a administração das horas trabalhadas, evitando erros de cálculo comuns em métodos manuais. Isso não apenas garante que os funcionários sejam remunerados de acordo com as horas trabalhadas, como facilita a contabilização precisa de horas extras, faltas e outros componentes salariais. A economia gerada pelo fim das falhas e o tempo economizado na correção podem ser alocados em atividades mais produtivas.

Outro fator que contribui para o ROI do relógio de ponto eletrônico é a prevenção de processos trabalhistas. Como sabemos, o sistema de ponto eletrônico representa um registro confiável das horas trabalhadas. Aliás, eles podem ser usados como prova em litígios trabalhistas. Assim, a solução não apenas economiza os custos em relação às ações judiciais, como reduz a exposição a penalidades financeiras e acordos. Com isso, a empresa se beneficia tanto na economia, como na redução dos riscos financeiros associados a litígios trabalhistas.

Como se pode ver, o relógio de ponto eletrônico não é apenas um investimento em tecnologia. Trata-se de uma ferramenta estratégica que, ao melhorar a produtividade, otimizar a gestão de Recursos Humanos e prevenir processos trabalhistas, proporciona um retorno financeiro que contribui para o sucesso financeiro da organização.

Como o relógio ponto contribui para a economia de recursos na gestão de pessoal

A implementação de um relógio de ponto eletrônico não só contribui para a eficiência na gestão de pessoal, como também gera economia de recursos. Afinal, o registro das horas trabalhadas resulta no aumento da produtividade, uma vez que incentiva a pontualidade e a assiduidade dos funcionários. Além disso, a eliminação de tarefas manuais e a redução de erros de cálculo economizam tempo e dinheiro, permitindo que os gestores direcionem esforços para tarefas estratégicas.

Considerando isso, uma solução interessante é a integração do relógio de ponto eletrônico com um software de tratamento de ponto. Essa combinação potencializa a eficiência operacional e também o ROI do relógio de ponto eletrônico. O software de tratamento de ponto tem função de automatizar coleta, cálculo e armazenamento dos dados. Com ele, as informações ficam disponíveis para os responsáveis de forma rápida e precisa. Isso oferece relatórios detalhados sobre frequência, cumprimento de horários e horas extras. Esse sistema é ideal para que os gestores tomem decisões embasadas em dados concretos, planejem recursos com mais eficácia e identifiquem tendências que afetam a produtividade da equipe.

Ou seja, a combinação de um relógio de ponto eletrônico ao software de tratamento de ponto contribui para empresas que desejam profissionalizar a gestão de pessoas. Além, é claro, de deixar seus processos mais eficientes. Somado a isso, o ROI do relógio de ponto eletrônico é extremamente positivo, tornando a implementação dessas ferramentas uma escolha estratégica para as organizações.

Como calcular o ROI do relógio de ponto eletrônico? 

O retorno sobre o investimento é um indicador financeiro que avalia a eficácia de qualquer implementação em uma empresa. Nesse sentido, o ROI do relógio de ponto eletrônico expressa o ganho ou perda a partir de um investimento, comparando o valor obtido com o valor gasto.

Ou seja, é importante calcular o ROI do relógio de ponto eletrônico, uma vez que ele permite quantificar o impacto financeiro dessa tecnologia na organização.

Mas, afinal, como calcular ROI do relógio de ponto eletrônico?

1. Relatório de gestão de pessoas

Antes de qualquer cálculo, é importante conferir junto ao gestor de Recursos Humanos o relatório da gestão de pessoas. Ele deve incluir informações sobre a frequência dos funcionários, pagamento de horas extras, processos trabalhistas anteriores, entre outros fatores.

2. Atrasos e faltas

É importante analisar o total de atrasos por mês, bem como somar quantas horas se perdem no total. Com base nesse cálculo é possível quantificar o tempo improdutivo, além de avaliar a perda de eficiência que ocorre devido a atrasos constantes.

3. Marcação de ponto

Outro aspecto importante no cálculo do ROI do relógio de ponto eletrônico é verificar o tempo médio que os funcionários levam para marcar o ponto diariamente. Afinal, isso pode revelar o tempo gasto com métodos manuais e a eficiência que poderia ser obtida com um relógio de ponto eletrônico.

4. Erros no lançamento do ponto manual

Sabemos que falhas acontecem nos processos manuais, por isso é importante analisar a quantidade de erros que ocorrem mensalmente no lançamento do ponto manual. Assim é possível contabilizar os impactos financeiros que isso gera, como pagamento inconsistentes, que causam atritos com os funcionários.

5. Trabalho do setor de Recursos Humanos

Outro detalhe que ajuda a calcular o ROI do relógio de ponto eletrônico é o tempo que a equipe de RH leva para fechar o ponto manual mensalmente. Na prática, isso permite avaliar a eficiência do processo e identificar oportunidades de otimização.

6. Riscos de processos trabalhistas

Por fim, calcular o ROI do relógio de ponto eletrônico inclui uma avaliação da quantidade de processos trabalhistas anteriores. Ou, ainda, dos riscos que a empresa corre devido às horas que não se contabilizam no cartão ponto. Como se sabe, esses processos representam custos significativos para a operação.

Dicas para otimizar o ROI do relógio de ponto eletrônico

Maximizar o retorno sobre o investimento é uma das preocupações de todo gestor. Dessa forma, para otimizar o ROI do relógio de ponto eletrônico é fundamental explorar ao máximo a capacidade do sistema. Isso envolve não apenas a implementação adequada, como a compreensão e utilização eficaz das suas ferramentas. Considerando esses aspectos, podemos entender que os gestores têm um papel importante no processo. Afinal, ao dominar o uso do relógio eletrônico, podem transformá-lo em um aliado financeiro.

Além disso, com a funcionalidade essencial de controlar a jornada de trabalho, o relógio de ponto eletrônico pode ser utilizado não apenas para funcionários presenciais, mas também para aqueles em regime de home office ou em jornadas externas. Para a empresa, isso gera um registro preciso das horas, independentemente da localização do colaborador. É uma maneira de contribuir para uma gestão eficaz e facilitar o cumprimento das obrigações legais em relação ao controle de jornada.

Por fim, outra estratégia para otimizar o ROI do relógio de ponto eletrônico é utilizá-lo para combater a procrastinação. Com um sistema de ponto eficiente, os gestores identificam a pontualidade e o tempo produtivo dos funcionários. Isso ajuda a criar uma cultura de responsabilidade e eficiência, resultando em equipes mais produtivas. Essa produtividade crescente tem um impacto direto no ROI do relógio de ponto eletrônico. Além, é claro, de transformá-lo em uma ferramenta de otimização financeira, pois as horas de trabalho produtivas se traduzem em ganhos financeiros.

Leia também: Conheça a Consultoria da KL Quartz e tenha facilidade no fechamento de ponto

A KL Quartz é referência em controle de ponto e software de tratamento de ponto para empresas de todos os portes. Para saber qual a solução mais adequada para a realidade do seu negócio, entre em contato e converse com nossos consultores. Implemente tecnologia na sua operação e garanta mais eficiência e o melhor desempenho em todos os setores.

 

 

Confiança atestada pelo mercado

Assistência Técnica Control ID

Assistência Técnica

Unica Assistência Técnica Total com tempo de resposta garantido de no máximo 72 horas.

Top of Mind

Top of Mind

Marca lembrada em pesquisa de mercado e qualidade relacionada ao segmento de relógio ponto.

Suporte Certificado

Suporte Certificado

Revenda Ouro Secullum com excelência no suporte ao Software de Gestão de Ponto e Acesso.

Tradição e qualidade

Tradição e qualidade

Mais de 100 mil relógios de ponto vendidos em 40 anos de história.

whatsapp