relógio ponto 4.0

Leia nosso BLOG

20/05/2024

A Revolução Digital no Controle de Ponto: Relógio Ponto 4.0

A Revolução Digital no Controle de Ponto: Relógio Ponto 4.0

Com o constante desenvolvimento tecnológico, uma revolução digital no controle origina o chamado relógio ponto 4.0. A ferramenta, gerida pelo setor de departamento pessoal ou recursos humanos, está presente em qualquer empresa.

O sistema é essencial para estabelecer uma relação de confiança e transparência entre colaboradores e organizações. Por meio do relógio ponto, é possível identificar os horários de entrada e saída, o período de intervalo e, até mesmo, evitar que os funcionários façam registro em períodos de férias, por exemplo.

Pela quantidade de atividades da ferramenta, é um item essencial e obrigatório, conforme estabelece o Artigo 74 da Portaria 671, em grande parte dos negócios.

Recentemente, um conceito popular define como as tecnologias avançadas contribuíram no formato de produção e nos modelos de empresas. É a chamada indústria 4.0, que representa a inclusão da inteligência artificial, robótica, nuvem e internet das coisas nas organizações.

Algumas dessas inovações, inclusive, estão disponíveis no controle de ponto. Ou seja, assim como na indústria, as empresas podem usar um Relógio Ponto 4.0.

Recursos Avançados na Era do Relógio Ponto 4.0

O desenvolvimento da tecnologia proporcionou mudanças significativas em qualquer aspecto da rotina. Estamos mais próximos de quem está geograficamente distante. É possível trabalhar em empresas de outros países, sem a necessidade de uma mudança brusca na sua vida.

Os aplicativos de nuvem permitem armazenar e compartilhar informações de modo seguro. A inteligência artificial e a robótica representam uma otimização na produção das empresas.

De certa forma, cada um desses exemplos está presente no Relógio Ponto 4.0. A ferramenta traz recursos avançados no registro da rotina de trabalho dos colaboradores. É possível fazer o controle por aplicativos de smartphones, biometria, geolocalização e reconhecimento facial.

Além disso, todas as informações podem ser acessadas por softwares de controle de horas. O relógio de ponto digital representa um formato de registro de dados mais exato. Sem falar que otimiza a rotina de trabalho do setor de departamento pessoal.

Explorando a Tecnologia de Reconhecimento Facial e Geolocalização

Com as novas formas de controle, duas ganham mais destaque no relógio ponto 4.0, pois representam avanços tecnológicos significativos: reconhecimento facial e geolocalização. Por isso, resolvemos detalhar cada uma neste trecho.

A primeira, o reconhecimento facial, está presente no cotidiano de todos. Muitos aplicativos de bancos, na hora de fazer transações, solicitam o procedimento. A ferramenta traz mais segurança ao usuário, além de confiança na relação com a instituição financeira, que administra os dados.

E, com a revolução digital, o reconhecimento facial é mais uma ferramenta presente no relógio ponto. O sistema é seguro e permite ao colaborador fazer o registro pelo seu smartphone ou em outros dispositivos com o sistema. Um dos benefícios do formato é a maior agilidade e facilidade para o funcionário fazer a marcação.

Sabe a correria antes do horário do almoço, por exemplo, que forma uma fila? A tecnologia de reconhecimento facial resolve o problema. Por isso, representa um ganho tanto para o profissional como para a empresa.

A segunda revolução digital no controle de ponto, mencionada no começo deste trecho, é a que usa geolocalização. Esse é mais um tipo de tecnologia que faz parte da vida de todos, inclusive, com muita facilidade no uso, por meio dos smartphones. Aliás, os aplicativos com geolocalização são bem populares, como o Waze e Uber, ambos de mobilidade urbana.

No registro do relógio digital, a geolocalização é mais uma solução para empresas que têm funcionários no sistema home office ou com atividades externas. A partir do sistema, é marcada as informações de início e do local em que o profissional desenvolve as atividades. Aliás, é possível determinar até mesmo onde o controle de ponto será feito.

Benefícios da Modernização: Adoção do Relógio Ponto 4.0 na Era Digital

Conforme falado na abertura deste conteúdo, o registro pelo ponto é positivo para todos os envolvidos: colaboradores e organização. E, com a revolução digital no controle, originando relógio ponto 4.0, as empresas vão experimentar novos benefícios com a modernização.

Marcações Exatas

É a melhor maneira de evitar fraudes na marcação que, infelizmente, podem ocorrer. Com um sistema de reconhecimento facial ou geolocalização, é possível registrar com mais exatidão as atividades dos funcionários.

Sem falar que ele mesmo irá se sentir mais seguro, sabendo que os sistemas registram todas as informações em banco de dados na nuvem.

Mais Segurança

Este ponto positivo das modernizações do relógio ponto 4.0 está relacionado ao anterior. Como as informações são salvas pelos softwares, que têm reconhecimento facial ou geolocalização, tem como acessar o registro de horas com mais facilidade.

Cultura de Inovação

Um ponto bem importante sobre as inovações tecnológicas é o impacto delas no dia a dia das empresas. Atividades que tomavam o tempo dos funcionários, como a organização de uma tabela, podem ser resolvidas com mais rapidez pelos softwares de controle de tempo.

A adoção dos novos formatos, também, posiciona a organização como um espaço em constante desenvolvimento, receptivo às novas culturas de trabalho. Por isso, o relógio ponto 4.0 traz uma série de benefícios para a gestão.

Como a Transformação Digital Molda a Próxima Geração de Sistemas de Controle de Ponto

O registro pelo relógio ponto foi impactado por todas as inovações tecnológicas. No começo, o controle era manual, bastante analógico, com marcação em um cartão ponto.

Depois, os primeiros dispositivos com conexão ao sistema operacional do Windows, ali pelos anos noventa.

Com o relógio de ponto eletrônico, uma evolução substancial pela integração aos softwares, que facilitam o controle e gestão dos dados.

Neste período, a revolução digital do segmento inseriu o reconhecimento facial ou a geolocalização, com os softwares de controle, ou seja, um relógio ponto 4.0. O que a próxima geração de sistemas de controle ponto reserva?

Nós vamos seguir acompanhando as tendências tecnológicas no controle de ponto. Qualquer novidade, com certeza iremos compartilhar em nosso blog.

Falando nisso, as inovações tecnológicas que estão no mercado, como reconhecimento facial ou geolocalização, você encontra na KL Quartz.

Com a nossa análise, ajudamos a escolher o relógio ideal para a sua empresa. Fale com a gente e conheça as nossas soluções!

 

 

Confiança atestada pelo mercado

Assistência Técnica Control ID

Assistência Técnica

Unica Assistência Técnica Total com tempo de resposta garantido de no máximo 72 horas.

Top of Mind

Top of Mind

Marca lembrada em pesquisa de mercado e qualidade relacionada ao segmento de relógio ponto.

Suporte Certificado

Suporte Certificado

Revenda Ouro Secullum com excelência no suporte ao Software de Gestão de Ponto e Acesso.

Tradição e qualidade

Tradição e qualidade

Mais de 100 mil relógios de ponto vendidos em 40 anos de história.

whatsapp