Relógio de Ponto Eletrônico e Controle de Acesso: uma empresa bem administrada não vive sem estes sistemas

Leia nosso BLOG

13/11/2020

Relógio de Ponto Eletrônico e Controle de Acesso: uma empresa bem administrada não vive sem estes sistemas

Relógio de Ponto Eletrônico e Controle de Acesso: uma empresa bem administrada não vive sem estes sistemas

O desenvolvimento da tecnologia nas últimas décadas vem auxiliando e muito na gestão eficiente de companhias e empresas, independentemente de seu tamanho.  Dois sistemas de segurança, em particular, garantem o bom funcionamento geral de um negócio: o relógio ponto e o controle de acesso. O relógio ponto permite o controle, por parte da empresa e do funcionário, das horas trabalhadas. Já o controle de acesso gerencia a entrada e saída de pessoas da empresa, sejam elas  empregados, visitantes, convidados, clientes. Ambos, juntos, garantem o pleno resguardo da empresa e representam um sistema integrado de segurança patrimonial, de pessoas e de informações relacionadas aos públicos que ali circulam.  

 

Relógio de Ponto: registro e resguardo de informações sobre a jornada de trabalho

 

O relógio de ponto é um equipamento que permite registrar início, intervalos e términos das jornadas de trabalho dos colaboradores, oferecendo mais segurança a empregados e empregadores, de forma justa e transparente. Os tipos de relógio de ponto podem ser variados e a forma de controle também, importante que seja adequada as necessidades e realidades de cada empresa. 

De acordo com a legislação, a gestão do ponto é obrigatório para empresas com mais de 10 funcionários. Contudo, o uso do relógio de ponto eletrônico vai além, promovendo o acompanhamento adequado das horas realizadas de trabalho. Softwares e ferramentas de gestão de carga horária permitem a supervisão de toda a atividade do colaborador, tornando-se essencial para sustentar a boa relação entre empresa e empregados. 


Além da segurança jurídica para ambas as partes, o relógio de ponto também permite uma melhor mensuração das horas trabalhadas e apoia toda a gestão administrativa da empresa em relação ao trabalhador. Por outro lado, o próprio colaborador também pode gerenciar seus horários através do relógio de ponto, seguindo o regime determinado pela companhia em que trabalha – controlar o ponto é uma forma de obter disciplina entre os colaboradores, garantindo os direitos de empregados e empregadores de forma transparente.

Antes de escolher o modelo ideal de relógio ponto para sua empresa, entenda suas necessidades e as recomendações e serviços ofertados por cada equipamento. Os relógios de ponto eletrônicos, contudo, armazenam as informações sobre os horários em sua memória interna, preservando os dados. O ponto é registrado via senhas digitadas, leitura de crachás de proximidade, código de barras ou por identificação biométrica. Seu software de tratamento de ponto permite interpretar e utilizar todas as informações armazenadas no equipamento. A partir do software são gerados os relatórios e cálculos de horas, facilitando a vida dos gestores.

 

Controle de Acesso: gerenciamento das permissões de entrada 

 

Controle de acesso é todo dispositivo que requer uma verificação antes da permissão de acesso a determinado local. Catracas, cancelas  e identificadores multifuncionais regulam a entrada e saída de pessoas, permitindo uma melhor gestão de pessoal a espaços restritos ou apenas o acompanhamento do volume de pessoas. O controle de acesso tem como objetivo principal o gerenciamento do movimento de pessoas, empregados, visitantes e outros públicos no interior da empresa. Isso significa manter a segurança dentro dos estabelecimentos, como prédios comerciais, condomínios, indústrias, hospitais. Controlador de acesso  reconhecem indivíduos por biometria, senha ou crachá de proximidade, por exemplo. Assim, dados sigilosos, bens e pessoas ficam resguardadas dentro das empresas, impedindo o acesso de quem não está autorizado.

 

Mas como saber qual o melhor controle de acesso a ser utilizado? A melhor solução depende da necessidade e do objetivo de cada empresa, como o nível de segurança desejado, o volume de pessoas que por ali passam diariamente, etc. No caso de locais em que há vários níveis de permissão de entrada, a utilização de controles de acesso com identificação biométrica pode ser a solução ideal, já que contam com recursos como trancamento automático e limite de horário para entrada, entre outros vários expedientes, evitando precisar contar com um funcionário para fazer a supervisão desse tipo de situação. 

Possibilidades de equipamentos e sistemas de relógio de ponto e controle de acesso não faltam para você escolher o melhor para a sua empresa. Conte com os consultores da KL Quartz para ajudá-lo a encontrar o melhor para o seu negócio.

 

 

 

Confiança atestada pelo mercado

Assistência Técnica Control ID

Assistência Técnica

Unica Assistência Técnica Total com tempo de resposta garantido de no máximo 72 horas.

Top of Mind

Top of Mind

Marca lembrada em pesquisa de mercado e qualidade relacionada ao segmento de relógio ponto.

Suporte Certificado

Suporte Certificado

Revenda Ouro Secullum com excelência no suporte ao Software de Gestão de Ponto e Acesso.

Tradição e qualidade

Tradição e qualidade

Mais de 100 mil relógios de ponto vendidos em 40 anos de história.

whatsapp