Relógio de Ponto biométrico evita processos trabalhistas

Leia nosso BLOG

05/01/2021

Relógio de Ponto biométrico evita processos trabalhistas

Relógio de Ponto biométrico evita processos trabalhistas

A grande maioria dos processos trabalhistas surge porque o colaborador defende ter desempenhado carga horária além de sua obrigação. Isso ocorre porque, muitas vezes, as empresas ainda deixam a desejar quanto o assunto é registro de ponto. E o registro da entrada e da saída dos funcionários é a maneira mais eficaz para controlar o dia a dia do funcionário na empresa. Mas livros-ponto e relógios cartográficos são coisas do passado. Hoje, a tecnologia está ao lado de patrões e colaboradores para assegurar o registro preciso da jornada, sem o risco de fraudes ou equívocos trabalhistas: há o Relógio de Ponto Biométrico.

O Controle de Ponto Biométrico 

Se um relógio ponto comum recebe e guarda os horários de entradas e saídas dos funcionários a partir dos registros destes em cadernos ou fichas cartonadas, o relógio de ponto biométrico pratica essa ação utilizando a leitura de atributos físicos do colaborador, como suas impressões digitais e a leitura de retina. Por sua confiabilidade e custo-benefício, o registro de ponto por impressão digital é uma das mais utilizadas hoje no mundo. 

Como se dá o registro e o controle

As digitais do empregado são capturadas e salvas no sistema para que o aparelho de controle de ingresso biométrico reconheça-o de forma muito simples e rápida, com o encostar do dedo no aparelho, no caso da biometria por impressão digital. O equipamento também conta com recursos que podem ajudar o empregador a customizar o registro de ponto conforme as necessidades da empresa, como programar o trancamento automático e ou limitar o horário para entrada de funcionários. 

Outra característica do Controle de Acesso Biométrico é a segurança. Afinal de contas, clonar as características biométricas de alguém para usá-las é praticamente impossível. Se fraudes são debeladas, aquela troca de cartões de acesso ou o “bate para mim” entre colegas ficam impossibilitados. A tecnologia também contribui para que esse tipo de controle possa ser acessado de qualquer lugar com conexão a smartphones, tablets e notebook – assim, a equipe de gestão pode conferir como andam as coisas de qualquer lugar em que estiverem.  

Importante: o armazenamento de informações e o acesso ao arquivo

Você sabia que o registro de ponto dos trabalhadores é uma das provas que mais conta em um processo trabalhista? Nesse quesito, o Relógio de Ponto Biométrico também ganha pontos, pois permite armazenar informações. O histórico pode ser acessado a qualquer momento, incluindo detalhes como quem esteve em determinado ambiente e em que horário. Dessa forma, a empresa estará preparada para esclarecer possíveis dúvidas. E o colaborador, amparado em seus direitos trabalhistas. Os modelos de Relógio de Controle de Ponto são vários.

A KL Quartz conta com consultores que podem lhe auxiliar a descobrir qual o melhor sistema de acesso e registro de ponto de seus colaboradores.

 

 

Confiança atestada pelo mercado

Assistência Técnica Control ID

Assistência Técnica

Unica Assistência Técnica Total com tempo de resposta garantido de no máximo 72 horas.

Top of Mind

Top of Mind

Marca lembrada em pesquisa de mercado e qualidade relacionada ao segmento de relógio ponto.

Suporte Certificado

Suporte Certificado

Revenda Ouro Secullum com excelência no suporte ao Software de Gestão de Ponto e Acesso.

Tradição e qualidade

Tradição e qualidade

Mais de 100 mil relógios de ponto vendidos em 40 anos de história.

whatsapp