Pesquisa pulse: nova tendência nas empresas
Você conhece ou já ouvir falar em pesquisa pulse (ou pulso)? Essa novidade está sendo cada vez mais utilizadas nas empresas e chega ao mundo corporativo para complementar a tradicional pesquisa de clima.
A diferença fundamental entre a pesquisa pulse e a pesquisa de clima é a abrangência delas. A primeira é uma avaliação pontual sobre um determinado tema, a fim de sanar uma questão ou resolver um problema. Já a segunda é uma pesquisa mais ampla, realizada periodicamente por todos os funcionários da empresa que tem como objetivo medir o grau de satisfação dos funcionários sobre diversos temas durante um período determinado na empresa.
Como funciona a pesquisa pulse
A pesquisa pulse deve ser rápida e objetiva. A empresa cria as perguntas e escolhe o grupo que irá responder, considerando o assunto abordado. As perguntas podem ser enviadas por e-mail para os respondentes com um link para o questionário ou pode-se contratar uma empresa especializada para realizar o trabalho.
É fundamental que todas as respostas sejam anônimas. Só assim você garante sigilo e maior chance de obter respostas francas, mesmo que negativas.
Quando realizar uma pesquisa pulse
Se sua empresa realiza pesquisa de clima regularmente, a pesquisa pulse é uma alternativa para avaliar temas específicos ou problemas pontuais. Por exemplo quando o nível de engajamento dos funcionários cai drasticamente sem motivo aparente, você pode realizar uma pesquisa pulse para entender o que está afetando os funcionários.
Também é válido realizar uma pesquisa pulse para determinados setores ou perfis de colaboradores. É ideal para problemas e situações que exigem ações mais rápidas.
Cuidados
É preciso ter cuidado para não exagerar nas pesquisas pulse e torná-las enfadonhas e repetitivas. Exagerando na frequência de pesquisas, seus funcionários não irão responder com objetividade e sinceridade.
Atente-se ainda para os resultados das pesquisas realizadas. Não adianta nada realizar pesquisas periódicas, tomar tempo dos seus funcionários e deixar de lado todo o trabalho realizado.
Pesquisas têm o objetivo de entender alguma coisa. Nesse caso, uma questão específica sobre o trabalho. Então, se a pesquisa pulse foi realizada para resolver uma situação, aproveite-se dos dados coletados e busque melhorar o que tem problema.
POSTS RECENTES
Confiança atestada pelo mercado
Assistência Técnica
Unica Assistência Técnica Total com tempo de resposta garantido de no máximo 72 horas.
Top of Mind
Marca lembrada em pesquisa de mercado e qualidade relacionada ao segmento de relógio ponto.
Suporte Certificado
Revenda Ouro Secullum com excelência no suporte ao Software de Gestão de Ponto e Acesso.
Tradição e qualidade
Mais de 100 mil relógios de ponto vendidos em 40 anos de história.