Liderança em organizações


Que os líderes são os principais representantes de uma empresa e peças centrais para o seu sucesso, ninguém duvida. Mas na nova economia, enfrentar os desafios de um mercado que muda constantemente e exige inovação contínua, não é tarefa fácil.
Se antes a função de um líder era puramente administrativa, hoje não basta estar no controle, pelo contrário, é preciso ser flexível para adaptar a organização às mudanças e até mesmo antecipá-las, em todos os aspectos.
A imagem corporativa importa
Foi-se o tempo em que os únicos fatores que influenciavam na decisão de compra eram a qualidade e o preço de um produto ou serviço. Na era digital, onde informação não falta, as pessoas estão cada vez mais conscientes do seu papel como consumidores e mais exigentes quanto a origem do que consomem.
A responsabilidade social se tornou obrigação e o relacionamento com o público, tão decisivo para o faturamento quanto aquilo que está realmente sendo negociado. Dessa forma, um líder, antes de qualquer coisa, deve ser capaz de construir uma imagem corporativa positiva não só para os colaboradores e stakeholders, como também para o público.
O líder e a gestão de pessoas
Em qualquer cenário, um líder só será verdadeiramente eficiente se souber gerenciar o capital humano da empresa, ou seja, as pessoas que fazem parte dela.
O líder deve vestir a camisa e ser sempre uma fonte de inspiração, repassando a cultura da empresa, motivando as equipe e reunindo todos os setores em torno de um objetivo em comum: a missão da empresa.
Por isso, mesmo que não trabalhe dentro de um determinado setor ou faça parte diretamente de algum processo, o líder deve compreender a organização como um todo, para que a comunicação com os colaboradores seja horizontal e o feedback constante.
Reconhecendo as limitações
Ninguém é perfeito, nem mesmo aqueles com as maiores responsabilidades, e um bom líder sabe disso.
Um líder eficaz sabe reconhecer suas limitações e como saná-las, cercando-se de pessoas com capacidades que complementam as suas ou buscando parcerias que possam oferecer o suporte necessário para o perfeito funcionamento e crescimento da organização. O mais importante é atingir o objetivo.
O verdadeiro papel de um líder
Efetivamente, liderar uma organização inclui mais do que fechar negócios e fazer a gestão de pessoas. Para alcançar metas consistentes e cumprir a missão da empresa, líderes eficazes devem aprender a coordenar tudo que envolve a corporação, gerenciando sua imagem pública, cercando-se de parceiros comprometidos para preencher as lacunas existentes e envolvendo os funcionários com argumentos e incentivos reais.
Se você é um líder e quer a melhorar os processos da sua empresa, com certeza você precisa da melhor solução de relógio de ponto para fazer a correta gestão dos horários dos seus funcionários. Fale conosco e nós te ajudaremos!
POSTS RECENTES
Confiança atestada pelo mercado


Assistência Técnica
Unica Assistência Técnica Total com tempo de resposta garantido de no máximo 72 horas.


Top of Mind
Marca lembrada em pesquisa de mercado e qualidade relacionada ao segmento de relógio ponto.


Suporte Certificado
Revenda Ouro Secullum com excelência no suporte ao Software de Gestão de Ponto e Acesso.


Tradição e qualidade
Mais de 100 mil relógios de ponto vendidos em 40 anos de história.