Como otimizar seu tempo?
Com base no livro “Quem roubou meu tempo?” de Ernesto Berg, pontuamos alguns aspectos que podem ser ótimos aliados para seu dia a dia e para não enlouquecer tentando esticar seu tempo.
O tempo é algo que não pode ser estocado, nem pode ser prolongado, ele é único. Cada dia tem 24 horas, cada hora 60 minutos, este é o tempo da pessoa mais rica até a mais pobre do planeta. Por isso pode-se dizer que o tempo é democrático, o mesmo para todos. O que muda então? Muda o que cada um faz para usufruir deste tempo, isto que será determinante no como ele passará.
É importante que todos aprendam a usar o tempo a seu favor, encarar um tempo como um inimigo, tentar fazer ao máximo e correr contra ele, só vai exaurir a pessoa, elevar o nível de estresse e pode ser pouco produtivo. Vendo o tempo como um aliado, a pessoa consegue planejar como produzir mais e melhor com o tempo que tem, sem se transformar por exemplo em um workaholic, alguém viciado em trabalho que parece nada mais fazer.
Outro ponto abordado por Berg é quanto ao uso das tecnologias. Hoje com tantas tecnologias disponíveis, smartphones, notebooks, celular, etc, a pessoa fica disponível 24 horas por dia e o tempo de resposta ficou imediato. Isto naturalmente faz com que as exigências sejam maiores e dá a sensação de que o tempo ficou ainda mais escasso, porque o dia continua tendo as mesmas 24 horas da época da máquina de escrever e da carta via correios.
Por estes motivos e muitos outros, a administração do tempo é uma das coisas mais valiosas. Buscar a eficácia das pessoas é uma tarefa árdua, como produzir mais em um espaço mais curto de tempo. Fazer as coisas com qualidade e de maneira mais rápida para que, finalmente, sobre tempo. E ao sobrar tempo tente resgatar projetos antigas, colocar ideias do papel em prática, fazer um curso que deseja, conviver mais com a família, cuidar da sua saúde, enfim aproveitar mais o tempo.
Por isso questione-se onde gasto meu tempo? O que me causa insatisfação? O que desejo mudar? Controle seu tempo, seja mais produtivo e realizado.
Fonte: Revista MELHOR ABRH Brasil, Edição CONARH 2016
Baseado no livro “Quem Roubou meu tempo?” de Ernesto Berg
Sua empresa é prestadora de serviços?
5 motivos para implantar relógio ponto eletrônico
Conheça 3 tipos de controle de ponto
POSTS RECENTES
Confiança atestada pelo mercado
Assistência Técnica
Unica Assistência Técnica Total com tempo de resposta garantido de no máximo 72 horas.
Top of Mind
Marca lembrada em pesquisa de mercado e qualidade relacionada ao segmento de relógio ponto.
Suporte Certificado
Revenda Ouro Secullum com excelência no suporte ao Software de Gestão de Ponto e Acesso.
Tradição e qualidade
Mais de 100 mil relógios de ponto vendidos em 40 anos de história.