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14/11/2019

Como avaliar a cultura organizacional

Como avaliar a cultura organizacional

A cultura de uma empresa está alinhada aos seus interesses e valores unidos ao grupo de colaboradores, gerando satisfação e engajamento dos mesmos. A cultura organizacional é, em outras palavras, a identidade da empresa e o que ela representa no mundo corporativo.

Ela é moldada conforme a essência dos fundadores e se estabelece junto aos que fazem parte dela ao longo dos anos e no dia a dia. Verdade seja dita, a cultura organizacional é a representação das normas não escritas que irão orientar e direcionar as ações e o comportamento dos seus colaboradores no cotidiano da empresa, mirando os objetivos organizacionais.

Portanto, para que haja melhorias e soluções para fatores que possam causar a insatisfação dos colaboradores em seus ambientes internos, é necessário avaliar métodos e sugerir mudanças que sejam acordadas entre empresa e colaborador, para que o nível de satisfação e, principalmente, de comprometimento do quadro de pessoal crie raízes aumentando o engajamento em vias de fato.

Importantes aspectos a serem avaliados

Em vista disso, para avaliar a cultura organizacional, é importante que os diretores/gestores foquem em alguns aspectos.

Investigue os pontos positivos, negativos e os pontos neutros ou desnecessários que fazem parte da empresa: É considerável posicionar aspectos que, por excelência, sejam importantes para os donos da empresa, porém, devem ser pertinentes para o bom funcionamento da mesma. Além disso, desenvolva modelos dos comportamentos e ações desejadas e ponha em prática por um período de teste. É bom tanto para a empresa quanto para os colaboradores se adaptarem e desenvolverem juntos às ações.

Invista em líderes: O melhor investimento que os empresários devem fazer é incentivar os gestores. Isso se dá através de cursos e capacitações estratégicas. O retorno será visto dentro da própria empresa e os líderes farão o engajamento das equipes, focando sempre no resultado positivo para a empresa.

Identifique os valores dos colaboradores: questione, pergunte e perceba o que fazem e porque, isso fará com que o gestor perceba quais colaboradores estão alinhados com os objetivos e valores organizacionais e quais não se encaixam na cultura da empresa.

Analise o mercado e a concorrência: Saiba o que as empresas fazem para reter os melhores profissionais de cada área. Uma das melhores opções para a análise é acompanhar a rede profissional Linkedin.

É essencial gerar informações sobre o seu público interno: Para saber mais sobre eles, elabore questionários, faça testes para entender a percepção e recepção dos valores da empresa que eles têm.

Descentralizar ações dá liberdade para os colaboradores reconhecerem seus pares pelas afinidades relacionados à cultura da organização: É normal que pequenos grupos se formem ao longo do tempo contemplando aspectos positivos organizacionais e propondo soluções para o que não está bem qualificado.

Com todos esses aspectos sendo levados em consideração dentro da empresa, a cultura pode sofrer alterações de tempo em tempo. Contudo, para que seus valores sejam objetivos e transitáveis em toda a organização, gerando soluções mais ágeis e sistematizando toda a estrutura, é essencial que as adaptações acompanhem as tendências no mercado.

 

 

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